Porque o Carboidrato Engorda? Mitos e Verdades sobre o Carboidrato

Porque o Carboidrato Engorda? Mitos e Verdades sobre o Carboidrato

Toda pessoa que segue ou já seguiu dietas para emagrecer já deve saber que os alimentos ricos em carboidratos são a primeira coisa que são eliminados do cardápio.

O carboidrato é encarado como o vilão das dietas para emagrecer, no entanto ele é um macronutriente importante para nosso organismo.

Mas será que o carboidrato realmente engorda? Será que tudo o que falam por aí é verdade? Para saber se tudo isso é verdade, continue lendo este artigo, onde falamos sobre algumas questões polêmicas sobre o carboidrato.

Os carboidratos estão presentes apenas em farinhas e massas?

A maioria das farinhas contém carboidrato, no entanto, este nutriente também está presente em doces, produtos derivados do leite, feijão, lentilha, milho, arroz, aveia.

Sem esquecer que até verduras, legumes e frutas contem carboidratos derivados da frutose, que é um tipo de açúcar.

Existem carboidratos saudáveis?

Embora existam muitos carboidratos que fazem mal a saúde, como a farinha branca, açúcar e oarroz, também existem alimentos com carboidratos benéficos para nossa saúde.

É o caso das frutas, legumes, verduras e cereais, que são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Estes alimentos são ótimas fontes de energia, ajudam a regular o funcionamento intestinal e contribuem para manter a boa forma.

carboidrato bom e ruim

Comer carboidrato  realmente engorda?

Os carboidratos realmente são mais calóricos, no entanto, para dizer que ele engorda é necessário analisar a quantidade e qualidade do carboidrato consumido.

Se você comer muito carboidrato ruim, ou terá que que se esforçar muito para queimar as calorias a mais ou inevitavelmente irá engordar uns quilos.

Se eu cortar o carboidrato poderei emagrecer?

Cada pessoa reage diferente, mas de uma forma geral, se você ingerir menos carboidratos e consequentemente, ingerir menos calorias, poderá sim, emagrecer.

Mas lembre-se de que para emagrecer, o total de calorias que ingerir deve ser menor do que o total de calorias que seu corpo gasta para fazer as atividades do dia a dia. Não tem segredos quanto a isso.

Se você não emagrecer depois de cortar as calorias, o erro pode estar no restante dos alimentos que ingere, no seu estilo de vida e até no seu metabolismo que pode ser muito lento.

Cortar o carboidrato da dieta pode fazer mal a saúde?

É certo que os carboidratos fazem mal a saúde, mas deixar de consumir carboidratos também é perigoso, porque o carboidrato é a principal fonte de energia do corpo, seguida pelas proteínas e lipídios (gordura).

O problema é que as proteínas não são uma boa fonte de energia e deixam resíduos no organismo (cetona) que em excesso e por um período prolongado podem trazer problemas de saúde.

Recomendamos a leitura do artigo “Dieta Cetogênica para Emagrecer 5 kg em uma semana“.

Além disso, ao cortar os carboidratos, você também estará cortando fibras e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Comer carboidratos após as 18h (a noite) engorda?

É fato que a maioria das pessoas não fazem muita atividade durante a noite, portanto, comer carboidratos simples como pães e massas a noite pode sim, ajudar no ganho de peso.

COMER CARBOIDRATO A NOITE ENGORDA

Por outro lado, se ingerir carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, como a batata doce e massa integral, pode até emagrecer.

Quais os melhores alimentos com carboidratos para comer e emagrecer?

Como citamos anteriormente, existem os carboidratos ruins e os bons. O ideal é que você consuma carboidratos com baixo índice glicêmico, que tem baixa capacidade de elevar o açúcar no sangue.

Os carboidratos de baixo Índice Glicêmico são menos calóricos e contém mais fibras, limpam o organismo e fornecem energia.

Por outro lado, os alimentos de médio ou alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso. É o caso da batata, pão francês e massas de farinha branca por exemplo.

Eles são absorvidos rapidamente pelo organismo, aumentando a taxa de glicose de uma vez no sangue. Além de o excesso de glicose ser transformado em gordura no corpo, a sensação de fome aparece mais rápido.

Índice Glicêmico dos Alimentos

Confira o índice glicêmico de alguns alimentos mais comuns em nossas mesas.

Até 55 (baixo índice)
Cenoura crua (16)
Brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate e repolho (20)
Lentilhas (38)
Ravióli integral, leite integral e abobrinha (39)
Batata-doce e feijão-manteiga (44)
Pão integral, ervilha fresca e iogurte com açúcar (48)
Maçã (52)
Aveia (55)
Amendoim (21)

Entre 56 e 69 (médio índice)
Suco de maçã (58)
Espaguete (59)
Laranja (62)
Pêssego em lata (67)
Arroz parboilizado (68)
Feijão cozido (69)
Biscoito de água (69)

Acima de 70 (alto índice)
Pão branco (100)
Mel (104)
Trigo cozido (105)
Batata frita (107)
Tapioca (115)
Batata cozida (121)
Chocolate (84)
Bolos (87)

Conclusões
Como deu para perceber, o carboidrato não pode ser o culpado por engordar as pessoas. Devemos levar em consideração o tipo e a quantidade ingerida diariamente, além dos hábitos alimentares de cada pessoa e o próprio metabolismo.

Lembramos que além da alimentação, você deve cuidar do seu corpo, com atividades físicas, que ajudam a controlar o peso, melhoram o sistema cardiovascular, melhoram o equilíbrio, entre outros benefícios.

Gostou do artigo Porque o Carboidrato Engorda? Mitos e Verdades sobre o Carboidrato? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre os carboidratos? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

One thought on “Porque o Carboidrato Engorda? Mitos e Verdades sobre o Carboidrato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *