Farinha Branca Engorda, traz Riscos de Obesidade, Diabetes e Doenças Crônicas

Farinha Branca Engorda, traz Riscos de Obesidade, Diabetes e Doenças Crônicas

A farinha branca está presente em muitos alimentos que comemos diariamente, como pão, bolo, pizza, macarrão, torta, entre outros e é uma delícia.

No entanto, a farinha refinada processada é um inimigo de nossa saúde, podendo trazer problemas de sobrepeso, compulsão alimentar, diabetes tipo 2, doenças crônicas, além de prejudicar o funcionamento do intestino.

Características da farinha branca

A farinha de trigo é um produto calórico e pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico.

Sua ação no organismo se compara ao açúcar, que aumenta muito a glicose no sangue, por isso seu consumo é associado triglicérides alto, diabetes tipo 2, obesidade e doenças crônicas.

A farinha de trigo industrializada é ruim porque o processo de refinamento, onde a casca e o gérmen é separada do trigo que é moído em seguida. Durante este processo cerca de 80% das propriedades nutricionais do trigo são perdidas.

Um dos nutrientes importantes que é retirado do trigo é a fibra, que ajuda a prevenir doenças crônicas, evita ou melhora o controle de diabetes tipo 2, reduz riscos de câncer no sistema digestivo e ajuda a regular o funcionamento do intestino.

Outro fator que torna o trigo o grande vilão é o fato de que ele não sacia a fome como acontece com outros alimentos como os ricos em proteína. Isso acontece principalmente por causa da falta de fibras que demoram mais tempo para serem digeridas.

Farinha Branca Refinada Engorda e causa Obesidade

Sim, a farinha branca industrializada engorda pelo fato de comermos mais, por ser mais calórico que outros alimentos e pelo fato de que ele aumenta os picos de insulina no sangue, já que sua absorção pelo corpo é muito rápida, sobrecarregando o sangue de glicose.

Quando a corrente sanguínea está cheia de glicose, o pâncreas começa a liberar insulina para direcionar esta sobrecarga para as células na forma de energia e o que o corpo não precisar mais é direcionado para as células de gordura para serem estocadas.

O problema é que nosso corpo é muito eficiente em conservar/guardar energia, por isso com o tempo, o pâncreas passa a descarregar mais insulina na corrente sanguínea mesmo que o alimento não chegue.

Com isso, a pessoa passa a sentir mais fome, pois o resto de glicose que tinha no sangue é utilizado pelas células ou estocado nas células adiposas, tornando-se assim um ciclo vicioso, onde é necessário comer cada vez mais para matar a fome e manter o funcionamento do corpo, mesmo que o corpo não precise de energia, pois na verdade a energia consumida a mais está sendo estocada pelo corpo, criando assim as gorduras localizadas.

Farinha Branca Refinada causa obesidade

Farinha Integral

Se você não consegue deixar de lado a farinha, poderá substituir a farinha branca pela farinha integral, que preserva parte dos nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais.

Isso quer dizer que a farinha integral mantém alguns nutrientes que a farinha branca refinada não possui devido a forma como é preparada, como o magnésio, zinco, selênio e vitaminas B1 e B6.

Conclusões
A farinha branca realmente engorda, mas não precisa ser totalmente cortada de sua dieta. Procure consumir mais alimentos como a tapioca e até a batata.

Também recomendamos que passe a consumir mais verduras, legumes e alimentos ricos em proteínas como carnes magras, peixes e queijos.

Gostou do artigo Farinha Branca Engorda, traz Riscos de Obesidade, Diabetes e Doenças Crônicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre a farinha refinada? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *