Aveia Emagrece ou Engorda? Melhora o Colesterol? É Saudável?

Aveia Emagrece ou Engorda? Melhora o Colesterol? É Saudável?

Muitas pessoas tem dúvida se comer aveia emagrece ou faz engordar. Se você é uma destas pessoas, continue lendo este artigo para entender de uma vez por todas, porque a aveia emagrece.

O fato é que além de não engordar, a aveia é considerada um dos melhores cereais para se comer no café da manhã, pois é rico em nutrientes e vitaminas como a  Vitamina E, zinco, selênio, cobre, ferro, manganês e magnésio.

Mas devemos alertar que a aveia ajuda a emagrecer, desde que seja consumida pura. Não adianta sair comendo aveia com açúcar, com sabores ou as bolachas de aveia industrializadas carregadas de açúcar.

Tenha em mente que para emagrecer você precisa de uma alimentação balanceada e precisa praticar exercícios físicos.

Aveia reduz o colesterol ruim

Além de emagrecer, a aveia é uma rica fonte de fibras solúveis, o que ajuda na redução do colesterol, pelo fato de que estas fibras solúveis se ligam e descartam as substâncias que produzem as gorduras no organismo.

Outro fator importante é que a fibra solúvel presente na aveia que é chamada de beta glucana, auxilia no combate a problemas de constipação e limpeza do cólon e ajuda e eliminar toxinas do organismo.

A fibra solúvel também ajuda a emagrecer pelo simples fato de ter um índice glicêmico baixo, o que faz com que a glicose seja absorvido e liberado lentamente na corrente sanguínea.

Além de proporcionar mais saciedade, a absorção lenta da glicose faz com que o corpo libere menos insulina na corrente sanguínea e acumule menos gordura nas células adiposas, e consequentemente faz com que você emagreça.

Qual a melhor forma de comer aveia?

Como vimos acima, a aveia realmente ajuda a emagrecer, mas é necessário tomar cuidado com a forma que a aveia está sendo servida.

Opte sempre por aveia em flocos simples ao invés de aveia com sabores ou adoçadas.

Para preparar a aveia você só precisa cozinhar os floco por aproximadamente 5 minutos ou até que ele apresente consistência viscosa.

Se tiver problema para comer o mingau de aveia devido a sua aparência ou por causa do gosto, adicione um pouco de mel ou frutas frescas ou secas.

Evite preparar a aveia com leite, pois esta é uma versão gorda, a não ser que seja leite desnatado ou leite de soja, sem açúcar. A melhor opção é preparar o mingau com água.

Quantas gramas de gordura a aveia contém?

Um copo cheio de aveia que tem em torno de 80 gramas, fornece cerca de 300 calorias, sendo que cerca de 8% destas calorias serão absorvidas na forma de gordura.

É importante salientar que esta gordura liberada pela aveia é a gordura boa, chamadas de monoinsaturadas e poli-insaturadas que são importantes para o organismo.

Conclusão
Além de ser nutritivo, a aveia é rica em nutrientes, fibras, vitaminas e colesterol bom HDL, o que faz com que você emagreça e melhore sua saúde.

Mas lembre-se de que a aveia é somente um aliado para quem quer emagrecer. O ideal é manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *