Atualmente, existem milhares de protocolos, estratégias e planos de dieta para perder peso e gordura localizada Alguns deles são bem conhecidos e outros nem tanto. É o caso da dieta da indonésia, que foi elaborada para acelerar o metabolismo, diminuir  retenção de líquidos e auxiliar no bom funcionamento do intestino.

A dieta da Indonésia ficou conhecida mundialmente por ser a estratégia utilizada pelo Arya Permana que foi considerado o “menino mais pesado do mundo”, que perdeu mais de 100 quilos.

O que exatamente é a dieta indonésia?

Dieta da Indonésia Como funciona e como fazer

Na verdade, a dieta da Indonésia é mais uma orientação do que uma dieta definitivamente restritiva. Ela é baseada principalmente em alimentos naturais e vegetais, priorizando alimentos frescos e sempre com alimentos feitos em casa.

Arroz integral, soja, leite e ovos e azeite de oliva fazem parte da dieta. Até os bolos podem ser comidos, mas eles devem ser feitos em casa, com alternativas de alimentos mais saudáveis.

Para seguir a dieta da Indonésia, deve-se evitar alimentos processados, pois isso ajudará a reduzir a produção de toxinas no corpo, que trás várias vantagens. Além disso, deve-se comer frutos do mar pelo menos duas vezes por semana, pois é uma fonte rica de vários nutrientes. Além disso, deve-se comer muitos alimentos integrais, frutas e legumes.

A alimentação diária deve ser totalmente natural, composta por produtos da natureza, principalmente de origem vegetal, como o famoso azeite de oliva, além de arroz integral, soja, ovos e laticínios.

A eliminação de todos os produtos industriais de sua dieta ajudará a reduzir a produção de toxinas no corpo, reduzir a inflamação e a retenção de líquidos.

Cardápio da dieta da Indonésia

O ideal é que você consulte um nutricionista para avaliar seu caso e direcionar o melhor cardápio para suas necessidades, mas na internet existem alguns exemplos de dietas a seguir como esse abaixo:

Café da manhã: 1 copo de leite desnatado + 1 fatia de mamão + 1 pão integral com ricota temperada com ervas;
Lanche: 3 torradas integrais de arroz + 2 castanhas + manteiga;
Almoço/Jantar: meia posta de salmão grelhado + 2 colheres de ervilha + 2 batatas cozida + salada de alface, tomate e cebola roxa + 1 pera;
Lanche da tarde: 1 iogurte natural + 1 tapioca com queijo light + 1 banana + 1 colher de chá de linhaça.

Conclusões sobre a Dieta da Indonésia

Como dissemos, a dieta indonésia não é bem uma dieta, mas sim um protocolo de alimentação saudável (muito semelhante à dieta mediterrânea). Dito isto, funcionará desde que você desenvolva hábitos mais saudáveis no seu dia a dia.

No entanto, lembramos que nenhum protocolo alimentar deve ser realizado sem acompanhamento nutricional, sob o risco de causar problemas sérios de saúde, pois um profissional poderá levar em consideração suas características pessoais e traçar o melhor plano para o seu caso.

Finalmente, você também precisa entender que só porque Arya Permana perdeu 100 quilos, não significa que você perderá a mesma quantidade. Isso porque há poucos relatos, e também devemos levar em consideração que o menino passou por cirurgia bariátrica durante o tratamento.