Proteína Emagrece Mesmo? Menos Fome e Maior Queima de Calorias

Proteína Emagrece Mesmo? Menos Fome e Maior Queima de Calorias

As dietas com base em proteínas como a Dieta Dukan ajudam a acelerar o metabolismo, queimar gordura como fonte de energia e reduzir o apetite. Desta forma, você emagrece, perdendo gordura localizada com o corpo que sempre quis.

As Proteínas Reduzem a sensação de Fome

A proteína ajuda a emagrecer de diversas formas e também pelo cérebro, particularmente por uma área chamada de hipotálamo, que processa vários tipos de informação para determinar quando e quanto comer.

Alguns dos sinais mais importantes para o cérebro são os hormônios que mudam em resposta a alimentação. Um aumento na ingestão de proteínas aumentam os níveis de saciedade GLP-1, peptídeo YY e colecistoquinina,ao mesmo tempo em que reduz o hormônio grelina que é chamado de hormônio da fome. Em outras palavras, você acaba comendo menos calorias sem ter que contar calorias ou controlar conscientemente as porções que come.

Portanto, ao cortar carboidratos e ingerir mais proteínas, você reduz o hormônio da fome e aumenta hormônios responsáveis da saciedade.

Isso leva a uma grande redução da fome, que é a principal razão da perda de peso para quem faz dietas ricas em proteínas.

As Proteínas Aceleram o Metabolismo

Depois de se alimentar, algumas calorias são utilizadas com a finalidade de digerir e metabolizar o alimento, que é chamado de efeito térmico do alimento. A boa notícia é que a proteína tem um efeito térmico de 20 a 30%, enquanto que o carboidrato tem 5 1 10% e a gordura de 0 a 3%.

O efeito térmico tende a acelerar o metabolismo, queimando mais gordura durante 24 horas do dia. Cerca de 80 a 100 calorias a mais por dia.

Por isso, as dietas com base em proteínas tem uma grande “vantagem metabólica” e “vantagem no apetite” sobre as outras, que aceleram o metabolismo ao mesmo tempo que reduz o apetite.

Por esta e  outras razões, dietas ricas em proteínas levam a perda de peso mais rápido e com menos sofrimento, mesmo sem restringir a quantidade de calorias, porções ou gorduras na alimentação.

Estudo sobre Dietas com base em proteínas

Um estudo com 19 indivíduos com sobrepeso que aumentaram a ingestão de proteínas para 30%, sem restrição de alimentos, causou uma queda maciça na ingestão de alimentos.

Os participantes emagrecerem em média 11 quilos em um período de 12 semanas que durou o estudo, mesmo sem cortar os carboidratos. Eles apenas aumentaram o consumo de proteínas.

Como deu para perceber, o aumento no consumo de proteínas pode trazer muitos benefícios, para emagrecer e queimar gordura localizada, mas lembre-se de sempre procurar o acompanhamento de um nutricionista para não ter problemas de saúde, principalmente se for fazer uma dieta restritiva como a Dieta Dukan.

O que achou sobre o artigo Proteína Emagrece Mesmo? Menos Fome e Maior Queima de Calorias? Está fazendo ou pretende fazer uma dieta de proteínas? Então deixe um comentário abaixo com sua opinião e sugestões.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *