Dieta Dukan – Quais são as Fases, Vantagens, Desvantagens e Efeitos Colaterais

Dieta Dukan - Quais são as Fases, Vantagens e Desvantagens

A Dieta Dukan é uma das dietas mais famosas da atualidade, que tem feito a cabeça de quem quer emagrecer de forma rápida e sem passar fome. Foi criada pelo médico Francês Pierre Dukan e atualmente tem sido utilizada por pessoas muito famosas como a princesa Kate Middleton e as atrizes Penélope Cruz e Jennifer Lopez para emagrecer.

Se você quer saber como funciona essa dieta e como você também pode perder diversos quilos sem muito sacrifício, continue lendo este artigo.

Como Funciona a dieta Dukan?

Apesar de se parecer muito com outras dietas como a Dieta da Carne, existem algumas diferenças bem específicas como a orientação para o consumo de carnes magras e gorduras boas.

Portanto, a  dieta Dukan é um pouco mais complexa do que outras dietas para emagrecer rápido que existem atualmente. Pierre Dukan a dividiu em 4 fases, onde cada uma foca em objetivos específicos.

São elas: ataque, transição ou cruzeiro, consolidação e estabilização.

Vamos conferir cada uma das fases da Dieta Dukan

1ª Fase – Ataque

Esta é a fase mais rigorosa e pode durar de 2 a 7 dias. Pessoas que seguem a risca a fase do Ataque, podem perder de 1 a 5 kg durante esta fase.

Durante esta fase ainda está liberado o consumo de peixes, aves e carne vermelha. O objetivo da fase Ataque é preparar o organismo para fazer a dieta. Alimentos que podem ser consumidos durante a fase Ataque

  • Carne de vaca
  • Carne de aves sem a pele (com exceção de ganso e pato)
  • Ovos
  • Presunto
  • Peixes e mariscos
  • Água
  • Farelo de aveia
  • Laticínios magros
  • Café sem açúcar
  • Chá sem açúcar

Lembrando que o consumo de grandes quantidades de proteína pode sobrecarregar os rins, portanto, é recomendado o consumo de muita água fracionado durante o dia. Procure beber entre 2 a 3 litros de água diariamente.

2ª Fase – Transição ou Cruzeiro

Nesta fase já se pode consumir verduras e legumes, no entanto, é necessário alternar os cardápios consumindo apenas alimentos permitidos na fase cruzeiro e no outro dia consumir alimentos permitidos na fase ataque.

É necessário seguir essa regra até alcançar o peso desejado, que quando alcançado, pode encerrar a fase cruzeiro e partir para a próxima fase que é a Consolidação.

Durante a fase Cruzeiro, é possível emagrecer até 1 kilo por semana. Confira alguns alimentos que podem ser consumidos na fase Cruzeiro.

  • Berinjela
  • Beterraba
  • Rabanete
  • Cogumelo
  • Abobrinha
  • Couve
  • Tomate
  • Pepino
  • Alface
  • Acelga
  • Até 02 colheres de sopa de farelo de aveia por dia
  • Leite sem gordura
  • Chá e café sem açúcar

3ª Fase – Consolidação

A Fase de Consolidação deve ser iniciada quando atingir o peso desejado. A prioridade nesta fase é manter o peso desejado.

O tempo de duração da fase Consolidação vai depender da quantidade de peso perdido. De acordo com essa regra, é preciso multiplicar cada quilo perdido por 10.

Por exemplo: Supondo que fez a Dieta Dukan e perdeu 11 quilos até a fase Transição, então, para saber quantos dias deve durar a fase Consolidação, basta você multiplicar 11 quilos vezes 10, o que vai dar 110 dias.

Você não precisa alterar o cardápio durante a fase Consolidação e pode comer bastante proteínas e vegetais. Também pode-se introduzir uma porção de frutas no cardápio, no entanto, a recomendação são frutas como avelã, abacate, uva, banana e cereja.

Também existem outros alimentos que são liberados durante esta fase, como o pão integral, no entanto, a recomendação é comer apenas 2 fatias por dia. Tubérculos e cereais integrais também podem ser adicionados a alimentação no máximo duas vezes por semana.

O farelo de aveia também é liberado, mas apenas 2 colheres e meia de copa por dia.

Dieta Dukan de Proteína

4ª Fase – Estabilização

Após passar os dias necessários na Consolidação, vem a fase da Estabilização, que pode-se comer de tudo, no entanto é recomendado apenas 1 vez por semana privar-se de alguns alimentos e comer apenas os alimentos recomendados na fase Ataque.

Para manter o bom funcionamento do intestino e aumentar a saciedade, recomenda-se comer 3  colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

Vantagens da Dieta Dukan

Por ser uma dieta bem agressiva, ela permite emagrecer uma grande quantidade de peso em pouco tempo.

Diferente de outras dietas, a Dieta Dukan não faz a pessoa perder massa muscular devido ao grande consumo de proteínas, o que facilita a perda de peso, já que os músculos são grandes consumidores de energia no corpo.

Quem faz a dieta sente menos fome, devido ao grande consumo de proteínas.

A dieta não é monótona, devido a grande variedade de alimentos (gostosos) que são permitidos.

O consumo de algumas guloseimas é permitido nas últimas fases da Dieta Dukan, o que ajuda a manter-se motivada.

Desvantagens da Dieta Dukan

É fato que a Dieta Dukan pode ajudar a emagrecer de forma rápida e fácil, no entanto, nem tudo é maravilha e a Dieta Dukan não está fora desta lista.

Muitos profissionais em saúde questionam alguns conceitos da dieta, devido ao corte de carboidratos, que para os humanos, é a principal fonte de energia e que pode provocar efeitos colaterais, como desmaios, tonturas, dor de cabeça e fraqueza.

Quando a principal fonte de energia é cortada, o corpo precisa converter gordura em energia e o problema é que durante este processo, existe uma grande liberação de corpos cetônicos que podem prejudicar a saúde.

Na dieta Dukan existe um grande consumo de gorduras e proteínas magras, portanto, o recomendável escolher gorduras boas, para evitar o aumento  do colesterol ruim, conhecido como LDL.

Além disso, o aumento no consumo de proteínas pode prejudicar o funcionamento dos rins e a longo prazo, pode ocasionar insuficiência renal. Por isso é que é muito importante beber muita água enquanto estiver fazendo a Dieta Dukan.

A digestão de proteínas e gorduras é um pouco lenta no sistema digestivo, portanto, esta dieta pode ocasionar desconforto gástrico.

Outros problemas para quem corta carboidratos da alimentação está relacionada a redução dos níveis do neurotransmissor chamado serotonina, causando ansiedade, insônia, irritabilidade e dispersão.

Considerações finais

A Dieta Dukan realmente pode proporcionar uma grande perda de peso, no entanto é necessário ter cuidado com os efeitos colaterais. Procure sempre o acompanhamento de um nutricionista para orientá-la.

Lembre-se também que com a perda de peso, poderão surgir problemas de estrias e sobra de gordura localizada.

O que achou da Dieta Dukan – Quais são as Fases, Vantagens, Desvantagens e Efeitos Colaterais? Já está fazendo ou pretende fazer esta dieta? Então deixe um comentários com suas ideias e experiências.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

2 thoughts on “Dieta Dukan – Quais são as Fases, Vantagens, Desvantagens e Efeitos Colaterais

  1. Preciso perder peso urgente, espero que suas dicas possam me ajudar porque já estou cansada de se sentir mal comigo mesma, me desculpe pelo desabafo e obrigada por compartilhar esse conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *