O que são Calorias? Devemos Contar Calorias dos Alimentos que Ingerimos?

O que é Calorias? Devemos Contar Calorias dos Alimentos que Ingerimos?

Quem quer emagrecer com saúde, deve tomar diversos cuidados, principalmente com a alimentação, que deve ser balanceada e controlada, de forma a ingerir menos calorias do que se gasta e também de procurar suprir as necessidades nutricionais do corpo.

Ah, e claro, sem se esquecer das atividades físicas que auxiliam no emagrecimento e melhoram o corpo de uma forma geral.

O que é Caloria?

Caloria pode ser traduzida pela quantidade de energia que um determinado alimento fornece para o corpo após ser digerido e metabolizado pelo organismo.

As calorias ou energia dos alimentos são fundamentais para suprir as necessidades energéticas do nosso organismo e mantê-lo em funcionamento.

Para determinar a quantidade de calorias que cada alimento possui, devemos levar em consideração a sua composição de proteínas, carboidratos e gorduras.

Cada grama de proteína e carboidrato possui 4 calorias, enquanto que cada grama de gordura fornece 9 calorias.  A quantidade de calorias necessárias diariamente varia de indivíduo para indivíduo.

Quantas calorias tem uma maçã e uma coca cola

 

Quantas calorias devo ingerir por dia para Emagrecer?

Se você quer emagrecer por meio de controle da alimentação, utilize esta regra simples e prática que vai ajudá-la a encontrar a quantidade máxima de calorias que você deve ingerir para perder peso. Basta multiplicar o seu peso por 20 ou 25.

Por exemplo: Se você pesa 60 quilos, multiplique 60 por 20, o que dará 1200 calorias. Essa é a quantidade de calorias que você pode ingerir sem medo de engordar.

Lembrando que esta fórmula e destinada a pessoas que estão ociosas e com pouco músculos. Se você tiver uma boa quantidade de músculos, não deve utilizar esta fórmula.

Devemos contar calorias?

Para quem deseja emagrecer ou manter o peso, planejar a dieta de forma a consumir quantidades adequadas de energia e de nutrientes é muito importante, para evitar falta ou excesso, que podem ser prejudiciais para o organismo.

Quando o consumo de calorias é maior do que o gasto, o excesso é estocado no corpo na forma de gordura dentro das células adiposas. Portanto, ficar de olho na quantidade de calorias ingeridas é importante, assim como também devemos prestar atenção na qualidade destas calorias.

Existem alimentos que possuem poucas calorias chamadas de vazias e não fornecem nenhum benefício ao corpo e somente induzem o ganho de peso. Ou seja, além de contar calorias, você precisa ficar de olho na qualidade nutricional especificada no rótulo.

Só por curiosidade, cada ml de álcool fornece 7 calorias, sem valor nutricional. Apenas engorda.

Ao escolhermos um alimento, devemos verificar a quantidade de açúcares, quantidade de gorduras (principalmente a trans e saturadas), a quantidade de sódio, de fibras, vitaminas e minerais.

Sempre que possível, procure consumir alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, entre outros, que são extremamente benéficos para o nosso organismo, principalmente se comparado com alimentos industrializados, que na maioria das vezes contém grandes quantidades de corantes, estabilizantes, conservantes e outras substâncias que são melhores se ficarem longe do nosso corpo.

Gostou do artigo O que é Calorias? Devemos Contar Calorias dos Alimentos que Ingerimos? Está fazendo ou pretende fazer uma dieta? então deixe um comentário abaixo com suas dicas e experiências.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

One thought on “O que são Calorias? Devemos Contar Calorias dos Alimentos que Ingerimos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *