Tabela de Índice Glicêmico dos Alimentos para Diabéticos e Emagrecer

Todo alimento é absorvido pelo nosso organismo em velocidades diferentes. Alimentos ricos em proteínas por exemplo demoram mais tempo para serem digeridos do que massas e doces.

Para termos uma noção sobre a velocidade que um alimento é absorvido pelo organismo e aumenta o nível de glicose no sangue, podemos contar com a tabela de índice glicêmico dos alimentos.

Porque saber o índice glicêmico dos alimentos?

Quando o nível de glicose no sangue está muito alto, o corpo secreta insulina em grande quantidade na corrente sanguínea para lidar com a glicose em excesso e não causar danos para os órgãos de nosso corpo.

Em qualquer pessoa, o aumento de glicose e consequentemente de insulina na corrente sanguínea pode levar ao ganho de peso, porque o trabalho da insulina é direcionar a glicose para as células para ser utilizada como energia.

O problema é que o excesso de glicose também tem que ser retirado de circulação e a solução é transformar a glicose em gordura que passa a ser estocada nas células adiposas para serem utilizadas posteriormente.

Já em pessoas com diabetes tipo 2 que ainda secretam insulina, saber se um alimento pode ou não aumentar o nível de glicose no sangue pode ajudar a controlar a doença e evitar que o corpo pare de produzir insulina naturalmente e assim seja necessário utiliza a insulina injetável.

Tabela de Índice Glicêmico dos Alimentos

A tabela a seguir mostra os principais alimentos que consumimos no nosso dia a dia. Quanto menor o IG, mais lenta é a absorção do alimento.

Até 50

Frutas: Ameixa fresca, cereja, maçã, pera, melão, damasco.
Grãos: Ervilha seca, lentilha, soja, nozes, pistache, amendoim.
Laticínios: Achocolatado sem açúcar, iogurte light natural, leite com farelo, leite integral, leite desnatado, leite de soja, tofu, queijos light.
Massas: Espaguete enriquecido com proteína.
Biscoitos e cereais: Nenhum
Pães: Pão de cevada, farelo de arroz.
Hortaliças: Tomate, alcachofra, brócolis, repolho, couve flor, aipo, couve, pepino, berinjela, alface, cogumelo, espinafre, broto de alfafa, nabo, tomate, abobrinha.
Bolos e doces: Nenhum

De 50 a 70

Frutas: Kiwi, laranja, pêssego, morango.
Grãos: Ervilha verde, feijão preto, feijão fradinho, grão de bico, pipoca.
Laticínios: Yakult.
Massas: Massas integrais.
Biscoitos e cereais: All bram, aveia em flocos, farelo de aveia.
Pães: Centeio de cereais, centeio de fruta, centeio integral ou selvagem, pão sírio.
Hortaliças: Batata doce, cenoura, inhame.
Bolos e doces: Sorvete light, pudim light, chocolate amargo.

Acima de 70

Frutas: Abacaxi, banana, manga, melancia, mamão papaia.
Grãos: Milho.
Laticínios: Nenhum.
Massas: Arroz gnochi, massa de farinha branca.
Biscoitos e cereais: Biscoito de arroz, biscoito de centeio, cream cracker, cornflakes, kellogs.
Pães: Aveia, baguete, pão branco, hamburger, torrada.
Hortaliças: Abóbora, beterraba, batata de qualquer maneira.
Bolos e doces: Sorvete, bolo comum, geleias.

Agora que você já sabe um pouco sobre o IG dos alimentos, procure escolher mais alimentos que se encontrem na tabela que vai até os 70. Desta forma você garante uma boa forma e mais saúde.

Gostou do artigo Tabela de Índice Glicêmico dos Alimentos para Diabéticos e Emagrecer? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.