O que é Glicose e por que ela aumenta no Organismo

A Glicose é um monossacarídeo (açúcar simples), presentes nos alimentos como doces, frutas, refrigerantes, bolo, pudim, nos amidos como batata, mandioca, farinha de trigo, arroz, milho e também nos carboidratos como pão, bolo, cereais, massas, entre outros.

A glicose é utilizado pelo organismo como principal fonte de energia, seguido das proteínas e lipídios (gorduras).

A glicose presentes nos alimentos doces podem levar poucos segundos para serem metabolizadas (ter suas moléculas quebradas), enquanto que a glicose de outros alimentos pode demorar até uma hora para serem metabolizadas.

Quando os alimentos são digeridos, eles são transformados em partículas menores e transformados em nutrientes, como as vitaminas, sais minerais e a glicose.

O corpo utiliza apenas uma quantidade da glicose ingerida. O excesso é armazenada no fígado na forma de glicogênio e o excedente de glicogênio é levado para a corrente sanguínea.

O excesso de glicose também pode ser transformado em triglicerídeos e armazenado nas células adiposas na forma de gordura, acarretando em problemas de obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, ente outros.

Para que a glicose possa ser utilizada como forma de energia, é necessário que o pâncreas libere insulina na corrente sanguínea e a glicose possa entrar nas células.

Se um alto nível de glicose permanecer no sangue (hiperglicemia), pode se um indicativo de que o pâncreas está comprometido. Se não forem tomadas medidas corretas, a pessoa pode desenvolver diabetes mellitus Ou diabetes tipo 2.

Como medir a Glicose no Sangue?

Para medir a glicose em casa é utilizado um aparelho chamado glicosímetro que mede a taxa exata de glicose no sangue.

Geralmente a pessoa fura o dedo com uma agulha curta chamada de lanceta para retirar uma gota de sangue que é colocado em uma tira reagente e inserida no aparelho, que retorna o resultado em 5 segundos.

Valores de referência ficam entre 65 a 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL). O que indica resultados normais.

Como medir a Glicose no Sangue? medidor de glicose

Com base nas medições de glicose e condições físicas individuais, um medico irá recomendar uma dieta balanceada, medicamentos e atividades físicas para manter a glicose em níveis controlados.

O que é Hipoglicemia

A Hipoglicemia é a falta de açúcar no sangue e pode causar:
Taquicardia;
Sudorese;
Tremores;
Palidez.

O que é Hiperglicemia

A hiperglicemia é o excesso de açúcar no sangue, e causa:
Cansaço;
Visão turva;
Polidipsia (sede em demasia).
Poliúria (aumento do volume urinário).

A sobrecarga de Glicose no Sangue

O consumo de carboidratos simples de alto índice glicêmico, junto a falta de atividade física, pode acarretar em sobrecarga de glicose no sangue, acarretando em diversos problemas de saúde.

O que fazer para manter a Glicose no nível adequado?

  • Aumentar a sua atividade física diária. Ser ativo e se movimentar;
  • Manter o peso ideal;
  • Suba escada ao invés de utilizar o elevador;
  • Caminhe sempre que possível e não passe longos períodos sentados assistindo à TV;
  • Procure ter uma alimentação saudável;
  • Inclua sempre em seu cardápio frutas e verduras;
  • Procure se alimentar de 3 em 3 horas, assim você conseguirá ingerir menor quantidade de alimentos por vez;
  • Evite açúcares de adição em chás, café e sucos;
  • Evite refrigerantes;
  • Reduza ao máximo que conseguir a ingestão de massas, pães, doces, balas, chicletes e chocolates.

Gostou do artigo O que é Glicose e por que ela aumenta no Organismo? Ainda tem dúvidas ou sugestões para melhorar o artigo? Então deixe seu comentário abaixo.