Como Emagrecer na Menopausa e Climatério aos 50 anos

Como Emagrecer na Menopausa e Climatério aos 50 anos

As mudanças hormonais características da menopausa e climatério que geralmente acontecem após os 50 anos, causam ganho de peso na maioria das mulheres que passam por esta fase.

O que acontece é que o desequilíbrio hormonal afeta diretamente o metabolismo e por isso, muitas mulheres se sentem desmotivadas, praticando menos atividades físicas e comendo de forma errada.

Porque a Menopausa e climatério faz Engordar?

Durante a menopausa, há um enorme desequilíbrio hormonal que afeta o metabolismo e sua psique, o que compromete suas relações sócio afetivas e isso afeta no peso.

A maioria se sente desmotivada e infeliz, param de se preocupar com a balança e diminuem ou param com as atividades físicas.

Ao contrário do que se pensa, a falta do estrogênio comum nesta fase, não causa o aumento de peso.

Dicas para Amenizar os Efeitos da Menopausa e Climatério?

Devemos nos preocupar com a manutenção do peso, pois o excesso de peso acentua o desconforto causado pelas ondas de calor, que são conhecidas como fogachos.

Procure aumentar a ingestão de carboidratos complexos, frutas in natura e grãos integrais. Estes alimentos ajudam a controlar o peso e previnem doenças como aterosclerose e diabetes.

A soja pode ajudar a diminuir os sintomas desagradáveis da menopausa com a ajuda das substâncias isoflavonas que tem uma estrutura molecular semelhante aos estrogênios.

Pode ser obtido na forma de óleos comestíveis, shoyu e até mesmo os concentrados em cápsulas manipuladas farmacologicamente.

Também é recomendado o aumento de alimentos ricos em ômega 3 como o atum, sardinha e salmão, pois a falta de estrogênio tende e diminuir os níveis de colesterol bom HDL e aumentar os níveis de colesterol ruim LDL ou VLDL e o ômega 3 tende a controlar estes níveis.

Deve-se evitar durante a Menopausa

Alimentos ricos em gordura animal, carnes de vísceras e órgãos, embutidos e processados, além do excesso de sal para evitar os riscos de doenças cardiovasculares.

Como Emagrecer na Menopausa?

Como falamos, o metabolismo de mulheres na menopausa desaceleram, e com isso a queima de calorias é menor. Por isso, é necessário diminuir a quantidade e/ou melhorar a qualidade da comida ingerida.

Procure diminuir o consumo de carboidratos simples como pães e massas e troque por alimentos como: Cenoura, Brócolis, Batata Doce, Maçã, Pão integral, Aveia, Lentilha, Berinjela, Tomate, Repolho, Aspargos, Amendoim, Feijão preto, Iogurte desnatado, Grão de bico.

Além disso, é necessário praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana para queimar mais calorias e também para fortalecer o corpo, que nesta fase tende e diminuir a quantidade de músculos.

mulheres na menopausa praticando atividades físicas

Isso ajudará nas atividades diárias, aumentará o gasto de calorias e ajudará evitar lesões por quedas.

Quem nunca praticou atividades físicas é importante o acompanhamento de um profissional capacitado como um educador físico para evitar lesões causadas por exercícios feitos de forma errada.

como emagrecer no climaterio, climaterio faz emagrecer, como emagrecer aos 50 anos de idade, como emagrecer aos 54 anos, remedio para emagrecer aos 50 anos, cardapio para emagrecer aos 50 anos, ganho de peso no climaterio

Gostou do artigo Como Emagrecer na Menopausa e Climatério aos 50 anos? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre a menopausa? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *