Alimentos Embutidos Engordam? Fazem mal para a Saúde?

Alimentos Embutidos Engordam? Fazem mal para a Saúde?

A maioria das pessoas não negam que os alimentos embutidos são práticos e são uma delícia, não é mesmo? Quem não gosta de comer um pão com mortadela ou um cachorro quente?

O pecado até poderia ser perdoado se não fosse por um simples detalhe: os alimentos embutidos podem fazer muito mal ao nosso organismo.

Mas o que são alimentos embutidos?

Eu mesmo até pouco tempo não tinha uma noção boa do que são embutidos. Uma definição resumida seria que “alimentos embutidos são todos os alimentos que são conservados em tripas de animais natural ou artificial“.

São preparados a base de carne moída, principalmente a suína e surgiram da necessidade de conservar os alimentos para se prepararem para as épocas de escassez.

Com a industrialização e a correria da vida moderna, tais produtos passaram a fazer parte da alimentação de boa parte da população mundial.

Hoje em dia existem outros alimentos como carnes enlatadas que se enquadram nos embutidos.

Quais são os Alimentos Embutidos?

Os principais alimentos embutidos são:

  • salame
  • salsicha
  • salsichões
  • pepperoni
  • mortadela
  • presunto
  • apresuntado
  • bacon
  • carnes enlatadas

Nos supermercados também encontramos embutidos de aves, como o frango e peito de peru.

Quais os Malefícios dos Embutidos?

Para começar, todos os alimentos embutidos são fontes de gordura, principalmente gordura saturada, que é o maior responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo.

Além disso, contém açúcares, nitratos e nitritos que são utilizados para conservar os embutidos e alguns tipos de enlatados, que são comprovadamente cancerígenos, caso sejam consumidos com frequência.

Vale ressaltar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) colocou os embutidos no grupo 1, que é a mesma categoria que se encontra o cigarro, álcool e amianto, conhecidos por serem cancerígenos para os humanos.

De uma forma geral, os embutidos possuem o dobro de gordura das carnes “in natura”, ou seja,as carnes não processadas são mais saudáveis para o nosso corpo, principalmente para o nosso coração, já que não possuem aditivos e conservantes.

Além disso, os embutidos possuem grandes quantidades de sódio, o que representa um grande risco para o desenvolvimento ou agravamento de hipertensão arterial. Só para você ter uma ideia, 100g de peito de peru contém cerca de 1.000 mg de sódio.

Alimentos Saudáveis para Substituir os Embutidos

Como deu para perceber, os alimentos embutidos podem fazer muito mal a nossa saúde, com altos custos curto e longo prazo.

Para evitar o consumo de embutidos, você pode optar por frango desfiado, ovos mexidos, pastas de leguminosas ou queijo cottage.

Lembre-se de que sua saúde não tem preço, por isso é muito importante mudar seus hábitos alimentares ruins por hábitos alimentares saudáveis e procurar praticar atividades físicas.

Gostou do artigo Alimentos Embutidos Engordam? Fazem mal para a Saúde? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *