O que é o Metabolismo Basal e Como Acelerar o TMB

O que é o Metabolismo Basal e Como Acelerar o TMB

TMB ou Taxa de Metabolismo Basal é a quantidade de energia (calorias) necessárias para a manutenção de seres vivos em repouso, que é utilizada por órgãos vitais como o cérebro, pulmão, coração, entre outros.

Cada pessoa tem uma taxa metabólica diferente, que depende de diversos fatores como idade, altura, peso, percentual de músculos e gordura, genética, sexo, entre outros.

De toda energia gasta diariamente pelo corpo humano, cerca de  60 a 70 porcento é utilizado para manter as funções vitais.

Já o nosso sistema digestivo, gasta cerca de 10 a 12 porcento da energia para digerir os alimentos, o que é chamado de gasto termogênico.

Como Alterar o Metabolismo Basal

Cerca de 80 do processo do metabolismo basal é determinado pela genética e não é possível ser alterado. Nos restantes 20% do processo é possível alterar de forma positiva a seu favor, mas, para tal é necessário que tenha conhecimento dos fatores que o podem influenciar:

Idade – A medida que a idade avança, perdemos massa muscular, que é um grande responsável pela queima de calorias.
Sexo – As pessoas do sexo masculino queimam mais calorias e mais rapidamente, principalmente por causa dos músculos, se comparado com as mulheres.
Hereditariedade – Esta também influencia o metabolismo sendo que algumas pessoas apresentam um metabolismo basal muito baixo.
Doenças da tireoide – O hipertiroidismo e o hipotiroidismo tem grande influência no metabolismo basal, que pode ser mais lento ou acelerado.

Como Alterar o Metabolismo Basal

Existem coisas que você pode mudar no seu estilo de vida para acelerar seu metabolismo basal e assim emagrecer com saúde, mesmo que em descanso. Confira!

Faça pequenas refeições

Como mencionado acima, o sistema digestivo tem grande participação no gasto energético basal. Além disso, nosso corpo tende a economizar energia quando a quantidade de calorias que você come é escassa.

Por isso é importante manter seu estômago em funcionamento, pois assim você gasta mais energia ao mesmo tempo que evita que seu corpo armazene energia na forma de gordura.

Fazer pelo menos seis refeições diárias e com alimentos saudáveis só vai acelerar o metabolismo.

Beba muita água

Estudos mostram que beber água antes das refeições diminui a quantidade de comida ingerida, porque muitas vezes o corpo confunde sede com fome e acaba ingerindo mais comida, quando na verdade precisa de água.

A água também ajuda a encher o estômago, deixando menos espaço para os alimentos. Portanto, manter o corpo hidratado ajuda a emagrecer.

Além disso, o fígado só consegue metabolizar as gorduras e acelerar o metabolismo se tiver água suficiente.

Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas faz com que o metabolismo basal aumente e queime mais calorias, principalmente se a atividade for relacionada a levantamento de pesos como a musculação.

Calculadora de Metabolismo Basal

Utilize a calculadora abaixo para calcular a sua taxa metabólica basal.

Lembrando que para você emagrecer, seu consumo de calorias deve ser menor que a quantidade de calorias que você gasta com o Metabolismo Basal e as atividades diárias, como trabalho, limpeza de casa, dirigir e atividades físicas.

Gostou do artigo O que é o Metabolismo Basal e Como Acelerar o TMB? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *