4 Dicas para Aumentar o Colesterol HDL Bom no Sangue

4 Dicas para Aumentar o Colesterol HDL Bom no Sangue

O colesterol chamado HDL que é considerado bom e deve ser mantido em níveis acima de 60 mg/dL para que seja possível diminuir os riscos de doenças do coração como aterosclerose, infarto e AVC.

Manter o colesterol HDL elevado é importante mesmo quando o nível de colesterol LDL considerado ruim está em níveis normais para evitar complicações cardiovasculares.

4 Dicas para Aumentar o Colesterol HDL Bom no Sangue

Mas como fazer para aumentar os níveis de colesterol bom no organismo? Aqui vão 4 dicas importantes para a sua saúde.

1. Faça exercícios regulares

Exercícios aeróbicos como caminhada acelerada, corrida, natação ou andar de bicicleta são ótimas opções para aumentar os níveis de colesterol HDL no sangue.

O ideal é fazer pelo menos 1 hora de atividades físicas todos os dias, mas 30 minutos de atividades físicas, 3 vezes por semana já ajudam bastante.

Lembrando que atividades cotidianas como andar, varrer o quintal ou lavar roupa não são suficientes para ter efeito sobre o colesterol HDL. É necessário que a frequência cardíaca fique elevada e  a respiração ofegante enquanto faz as atividades.

2. Tenha uma alimentação balanceada

Para elevar os níveis de gordura boa no organismo é importante comer a quantidade certa de colesterol bom, como:

  • Coma alimentos com ômega 3, como sardinha, truta, bacalhau e atum;
  • Coma vegetais no almoço e no jantar;
  • Preferira alimentos integrais, como pão, biscoitos e arroz integral;
  • Consuma pelo menos 2 frutas por dia, de preferência com casca e bagaço;
  • Coma fontes de gordura boa, como azeitona, azeite, abacate, linhaça, chia, amendoim, castanhas e semente de girassol.

Também evite alimentos industrializados ricos em gordura LDL e açúcar, como salsicha, linguiça, bacon, biscoito recheado, comida pronta congelada, fast food, refrigerantes e sucos industrializados.

3. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool aumenta os níveis de colesterol ruim e diminuis os níveis do colesterol bom, além de ajudar no ganho de peso devido as calorias embutidas.

4. Consulte um cardiologista

Se você está acima do peso, não se alimenta bem ou tem histórico de doenças cardiovasculares na família, deve procurar por um cardiologista para fazer um exame.

Se os níveis de colesterol ruim estiverem alto, o médico pode indicar o uso de medicamentos que ajudam a baixar estes níveis.

Além disso, remédios como o Bromazepam e Alprazolam podem trazer efeitos colaterais e reduzir a concentração de colesterol HDL no sangue. Se você estiver utilizando algum medicamento assim, é necessário conversar com o médico sobre a possibilidade de trocar o medicamento por outro que não prejudique os níveis de colesterol.

Gostou do artigo 4 Dicas para Aumentar o Colesterol HDL Bom no Sangue? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre o colesterol HDL? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *