Carboidratos Simples Engorda? E os Carboidratos Complexos?

Carboidratos Simples Engorda? E os Carboidratos Complexos?

Quem quer ou precisa emagrecer de forma urgente, deve cortar os carboidratos de sua alimentação, principalmente os chamados carboidratos simples, que são os que mais engordam e que fazem mal para nossa saúde.

Mas o que são carboidratos?

O carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo. Estão presente na maioria dos alimentos, mas em alguns em concentração maior e de menor qualidade, como as massas e pães.

Quando ingerimos carboidratos, suas moléculas são quebradas e transportadas para as células na forma de energia para o funcionamento do corpo ou para os depósitos de gordura.

Carboidratos simples

Os carboidratos simples são formados por açúcares comuns, cuja estruturas são menores e menos complexas. O carboidrato mais simples é a glicose.

O carboidrato simples pode ser monossacarídeo, como a glicose, frutose e galactose ou dissacarídeos, como a sacarose, maltose e lactose que são formados pela união de dois monossacarídeo.

Por terem uma estrutura mais simples, a quebra das moléculas acontece de forma mais rápida no sistema digestivo.

Carboidratos complexos

Já os carboidratos complexos recebem esta denominação devido a sua estrutura que é bem maior e complexa que a dos carboidratos simples.

São chamados de polissacarídeos, ou seja, os carboidratos formados por três ou mais monossacarídeos. Alguns carboidratos complexos são formados por centenas ou até milhares de monossacarídeos.

Por serem carboidratos maiores e mais complexos, sua digestão é mais lenta em comparação aos carboidratos simples. Os principais polissacarídeos são a celulose e o amido.

Por que os Carboidratos Simples Engordam mais?

Após a digestão, os carboidratos são transformados em glicose (o açúcar mais simples) e é transportado para o sangue para fornecer energia ATP para as células.

Devido ao fato de que os carboidratos simples passam muito mais rápido pelo trato digestivo, em pouco tempo a corrente sanguínea fica carregada de glicose, causando picos de insulina.

O que acontece a seguir é que parte da energia é direcionada para as células, enquanto que outra parte é armazenada na forma de glicogênio no fígado e o restante é armazenado nas células de gordura.

Outro problema do consumo de carboidratos simples é que após os picos de insulina, o corpo pode ficar com uma redução significativa de glicose no sangue e necessitar de mais energia.

Quando isso acontece, o corpo fica sonolento e sem disposição e o cérebro provoca uma sensação de fome, ainda maior, fazendo com que a pessoa coma mais e em menor tempo para repor os níveis de açúcar.

Outro problema relacionado a alimentação exagerada e/ou rica em carboidratos simples é que o ciclo CARBOIDRATOS SIMPLES > MUITA GLICOSE > INSULINA > POUCA GLICOSE > CARBOIDRATOS SIMPLES pode gerar uma resistência a insulina, fazendo com que o pâncreas libere ainda mais insulina para resolver o problema de excesso de glicose no sangue.

Com o tempo, o corpo pode desenvolver a insensibilidade a ação da insulina e ocasionar a diabetes tipo 2.

Por que os Carboidratos Simples Engordam mais?

Quais são os carboidratos simples?

A seguir você pode conferir alguns exemplos de carboidratos simples que devem ser retirados ou diminuídos de sua alimentação.

Massas de farinha de trigo

Embora o amido do trigo seja um polissacarídeo, quando passa pelo refinamento e é transformado em farinha branca, tem todas as suas fibras são retiradas, tornando-se uma fonte rápida de glicose e se comportando como os carboidratos simples.

Neste grupo se encontram os pães, macarrão, pizzas, tortas, lasanhas, bolos, entre outros.

Refrigerantes e sucos processados

O açúcar adicionado aos refrigerantes e sucos processados faz com que estes alimentos tenham um elevado índice glicêmico e consequentemente elevam rapidamente a glicose na corrente sanguínea.

Mel

O mel é composto por glicose e frutos em mais de 70% de sua composição. Portanto, o mel provoca uma explosão de glicose no sangue.

Cereais matinais

Muitos dos cereais matinais como o sucrilhos tem um índice glicêmico alto, as vezes maior que as massas e muitas vezes são consumidos como um alimento saudável, quando na verdade não são.

Sorvetes e doces

Por conterem elevada quantidade de açúcares, os doces e sorvetes tem um alto índice glicêmico e causam uma elevação muito rápida de glicose no sangue e devem ser evitados ou ter o seu consumo moderado.

Lista de carboidratos complexos

Alguns exemplos de carboidratos complexos que você pode comer sem peso na consciência são: Cenoura, Brócolis, Batata Doce, Maçã, Pão integral, Aveia, Lentilha, Berinjela, Tomate, Repolho, Aspargos, Amendoim, Feijão preto, Iogurte desnatado, Grão de bico.

Conclusões finais
Como deu para perceber, o consumo de carboidratos simples causam diversos problemas de saúde, além de ganho de peso. Portanto, o ideal é evitar o seu consumo e se não for possível, que consuma com moderação.

Também recomendamos a pratica de atividades físicas e uma alimentação saudável, rica em nutrientes, fibras, proteínas e carboidratos complexos.

Gostou do artigo Carboidratos Simples Engorda? E os Carboidratos Complexos? Ainda tem dúvidas sobre os carboidratos? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *