Dieta no Frio: Saiba como mantê-la e como praticar exercícios

Com a chegada do outono e a aproximação do inverno, os dias frios tendem a ser mais frequentes e com ele a dificuldade de se manter em uma dieta. Isso porque quando ocorre uma baixa na temperatura, o organismo tende a querer alimentos calóricos.

Além disso, o nosso organismo também procura por alimentos mais gordurosos. Entretanto se o cuidado com a dieta não for dobrado, a chance da balança não estar adequada no verão é grande.

Outro ponto que muda com a chegada das estações mais frias é a ingestão de frutas e líquidos. Visto que o nosso corpo perde menos água, a necessidade de repor não acontece da mesma forma. Sendo assim, o consumo de saladas frias, sucos, água, frutas acaba diminuindo, prejudicando também a dieta.

Pela dificuldade de se manter na dieta no frio, preparamos para você dicas e informações para se preparar para a dieta. Confira!

Invista nas variadas sopas em sua dieta no frio

Invista nas variadas sopas em sua dieta no frio

Uma boa opção de substituição para o inverno são as sopas. Porém, atente-se para a qualidade da sopa. Isso porque uma sopa ideal para uma dieta no inverno precisa conter: proteína magra e legumes com baixa caloria. Alguns alimentos indicados são:

Peito de frango;
Patinho;
Lagarto;
Chuchu;
Alho-poró;
Brócolis;
Abóbora;
Abobrinha.

Atente-se também em não utilizar demasiadamente alimentos muitos calóricos como batata, mandioquinha e macarrão. Esses alimentos podem ser acrescentados na sopa, principalmente para engrossar.

Entretanto é necessário tomar cuidado com a quantidade. Escolha apenas um e acrescente na sua sopa. Além disso,  bacon, queijo e outros alimentos gordurosos devem ser mantidos longe da dieta no inverno.

Beba diferentes tipos de chás

Beba diferentes tipos de chás

Com o frio temos a tendência de ingerir menos água e sucos. Por isso, para aumentar a ingestão de líquido invista em chás naturais. Além de ingerir mais líquidos os chás possuem diversas propriedades que podem ajudar no emagrecimento. Como por exemplo, o chá verde, um ótimo termogênico e antioxidante.

Outros benefícios que os chás podem trazer é fortalecer o sistema imunológico, trazer saciedade, nos deixar mais ativos ou também acalmar. Por isso, escolha os chás adequados segundo seus benefícios e acrescente-os na sua dieta do inverno.

Troque as verduras cruas por refogadas em sua dieta no frio

Outra coisa que naturalmente nosso corpo rejeita no frio são comidas frias. Por isso, uma boa alternativa para continuar comendo verduras e legumes é fazê-los refogados.

Não opte por tirá-los da dieta no frio, pois eles são ótimas fontes de fibras e vitamina K. Além disso, também trazem saciedade, o que é ideal para ser ingerido como prato de entrada. Dessa maneira, acabamos por ficar saciados e ingerimos menos calorias no prato principal.

Mantenha a prática de exercícios

Por fim, tente manter a constância nos exercícios físicos. Todos sabemos que com a chegada do frio a preguiça aumenta e torna-se cada vez mais difícil sair de casa. Entretanto o ideal é manter essa constância para que a dieta no frio não seja em vão. Além disso, estudos indicam que fazendo exercícios no frio, a queima de caloria pode se elevar até em 30%, isso porque o aquecimento corpóreo é mais difícil.

Sendo assim, opte por treinos em lugares fechados. Caso seja necessário troque por um esporte como a natação, que pode ser feito em um ambiente climatizado. Também é possível fazer treinos de HIIT em casa, abdominais, esteira e bicicleta, o importante aqui é não ficar parado.