O poder do Hiit para saúde e emagrecimento

O HIIT é uma modalidade de treinamento focada em gastar calorias, acelerar o metabolismo e economizar tempo. Por isso tem ganhado bastante popularidade nos últimos anos. A sigla HIIT significa High-intensity interval training, ou seja, treino intervalado de alta intensidade.

Sendo assim, é disso que o HIIT se trata: o treino é composto de circuitos rápidos e muito intensos. Os treinos têm a vantagem de serem adaptáveis e caberem em pequenas janelas de tempo, mesmo nas rotinas mais corridas. Ou seja, apenas 20 minutos são o suficiente para fazer grande parte dos adeptos ver diferenças no peso em pouco tempo.

Além disso, do ponto de vista da saúde, auxilia no metabolismo e na circulação sanguínea melhorando a atuação de todo o sistema cardiovascular. Dessa forma, ajuda a criar a resistência física.

Além disso, diminui o estresse, auxilia na qualidade do sono e aumenta a flexibilidade. Para pessoas com algum tipo de insuficiência cardíaca a recomendação é que evitem o exercício. Em todo caso é sempre bom ter o aconselhamento de um médico para iniciar as atividades físicas com segurança. O poder do HIIT para saúde e emagrecimento.

Como dividir cada sessão de HIIT

Para quem está iniciando agora o recomendado é incluir de dois a três treinos HIIT por semana. Elas devem queimar cerca de 250 calorias cada uma das sessões, o que é um gasto alto para auxiliar em seu déficit calórico.

Ao iniciar o treino é importante que você gaste 5 minutos com um aquecimento em formato de alongamento dinâmico. Dessa forma, seu corpo recebe o sinal de que deve se preparar para o exercício que está por vir. Assim, o risco de lesões diminui significativamente o que faz com que você possa se manter ativo por mais tempo

Após o alongamento é hora de iniciar o treinamento. Cada exercício deve ser executado durante 30 segundos, sem parar e em ritmo elevado. No HIIT não se contam repetições, apenas o tempo.

A cada 3 ou 4 exercícios recomenda-se entre 1 minuto e 1 minuto e meio de descanso. Nas transições entre os exercícios a pausa é menor, 20 segundos no máximo.

As rodadas devem ser repetidas até que se esgote o tempo do treino, nesse caso de 20 minutos. Ao final, não se esqueça de fazer um relaxamento muscular de 5 minutos para não interromper a atividade de maneira abrupta.

Como escolher os exercícios

Por fim, para compor o seu treino HIIT o ideal é a presença de um profissional de educação física que poderá auxiliá-lo com o treino. Entretanto, em todo caso os exercícios escolhidos podem abranger qualquer grupo muscular.

O treino pode inclusive ser diferenciado de uma sessão para a outra. É importante se lembrar de respeitar os tempo de regeneração do corpo que é de pelo menos 48 horas para cada grupo muscular.

Alguns exercícios que podem ser incluídos na rotina HIIT são:

  • Flexões de braço
  • Agachamentos
  • Abdominais
  • Saltos
  • Burpee
  • Spinning
  • Esteira
  • Corda
  • Corrida no lugar
  • Levantamento de pesos
  • Entre outros