Chá de Hibisco Emagrece – Benefícios, Como Tomar, Cardápio

Chá de Hibisco Emagrece - Benefícios, Como Tomar, Cardápio

Ao contrário do que muitos pensam, o chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, e não daquela espécie de hibisco que encontramos em jardins.

A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem muito para evitar o acúmulo de gorduras.

Desta forma, os flavonoides ajudam a aumentar o colesterol bom HDL e diminuir os níveis do colesterol ruim LDL, os triglicérides e a pressão arterial.

Outro fator que faz com que o chá de hibisco emagreça é que ele contem um inibidor que bloqueia a produção de amilase, que é uma enzima que transforma o amido em açúcar.

Benefícios do chá de hibisco

O chá de hibisco evita o acúmulo de gordura: Ele é capaz de reduzir a adipogênese, que é um processo que consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se transformam em adipócitos maduros. O problema é que quanto mais células de gordura (ou células adiposas), mais gordura é acumulada no abdômen e quadris.

Controla o colesterol: Um estudo publicado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine com 53 pessoas portadoras de diabetes identificou que o consumo do chá de hibisco diminuiu o colesterol ruim LDL em 8%, enquanto que aumentou o colesterol bom HDL em 16,7%.

Ação diurética: O chá de hibisco age como diurético devido ao flavonoide quercetina, por isso é um aliado para quem está fazendo regime.

Controla a pressão arterial: O chá de hibisco ajuda a diminuir a pressão arterial devido a flavonoides presentes na bebida que ajudam a diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Composição do chá de hibisco

Principais nutrientes presentes no chá de hibisco sem açúcar – 200 ml

  • Calorias 0 kcal
  • Proteínas 0 g
  • Gorduras totais 0 g
  • Carboidratos 0 g
  • Fibras 0 g
  • Açúcar total 0 g
  • Ferro 0,19 mg
  • Magnésio 7 mg
  • Fósforo 2 mg
  • Potássio 47 mg
  • Sódio 9 mg
  • Ácido fólico 2 mcg
  • Cálcio 19 mg

Como preparar e consumir o chá de hibisco

Embora existam muitas dietas do “chá de hibisco” que recomendam o consumo de quatro xícaras de chá de hibisco por dia, o recomendado por nutrólogos e outros especialistas é de apenas duas xícaras por dia.

Caso utilize o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, procure aquecê-lo o mínimo possível para que não perca suas propriedades. Deixe ferver 200ml de água e desligue o fogo e só então adicione 5 gramas de hibisco, o equivalente a uma colher de chá rasa. Tampe e deixe descansar por 3 a 5 minutos antes de consumir.

Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver, desligue o fogo e adicione 5 gramas, o equivalente a uma colher de chá rasa da flor seca. Tampe e deixe descansar por 3 a 5 minutos. Depois é só coar e consumir.

flor de hibisco seco

Receitas para deixar o chá de hibisco mais saboroso

O chá de hibisco apresenta diversos benefícios para a saúde, mas isso não quer dizer que todas as pessoas conseguem tomar devido ao seu sabor intenso. Se este for o seu caso, preparar o hibisco com outros ingredientes deixarão o sabor mais agradável. Confira algumas receitas.

Suco de hibisco com morango e hortelã

Você vai precisar de: 1 colher (sopa) de hibisco, 4 morangos; 2 folhas de hortelã

Modo de preparar: Prepare o chá de hibisco seguindo a receita acima, deixe tampado por 5 minutos e coe para retirar as flores. Depois que o chá resfriar, bata o chá com os morangos e as folhas de hortelã.

Picolé de iogurte, amora e chá de hibisco

Você vai precisar de: 1 pote de iogurte natural desnatado, 2 xícaras de amoras ou qualquer outra fruta vermelha, 150 ml de chá de hibisco, Mel ou açúcar orgânico a gosto, 1 colher de sopa de semente de chia.

Modo de preparar: Prepare o chá seguindo a receita acima. Leve o chá pronto e 1 xícara de frutas vermelhas para cozinhar, deixe ferver até engrossar. Retire, reserve e misture com a semente de chia. Misture o iogurte com a calda até ficar homogêneo.

Utilize forminhas próprias de picolé ou qualquer outro recipiente. Coloque uma camada de iogurte e uma de amoras frescas. Se preferir fazer picolé, coloque pauzinhos antes.

Combinando o chá de hibisco

Para quem quer emagrecer, o ideal é combinar o poder do chá do hibisco com algum termogênico, como o chá verde ou gengibre.

Contraindicações
Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio.

Além disso, o chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos, em especial o estrogênio.

chá de hibisco beneficios, chá de hibisco faz mal, como tomar o chá de hibisco, chá de hibisco emagrece, chá de hibisco com limão, chá de hibisco gelado, chá de hibisco com canela, chá de hibisco com gengibre

Onde comprar a flor Hibiscus Sabdariffa

A flor seca do hibisco pode ser comprada em lojas de produtos naturais. Evite o chá pronto ou em pó, que podem alterar o efeito e prejudicar suas metas de emagrecer e conquistar um corpo mais saudável.

Gostou do artigo Chá de Hibisco Emagrece e Ajuda a Conservar a Saúde das Células? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *