Chá de Hibisco para Emagrecer

O que não falta por aí são opções e estratégias para emagrecer, do mesmo modo, o que não falta são pessoas procurando por novas soluções.

Recentemente o que vem atraindo o público que quer perder medidas é o hibisco, que é uma planta originária da Índia e da Malásia, que foi trazida para o Brasil a partir da África durante a escravidão que marcou nosso país por cerca de 300 anos entre os séculos 16 e 19.

Ao contrário do que muitos pensam, o chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, e não daquela espécie de hibisco que encontramos em jardins.

Algumas propriedades do hibisco já foram estudadas e têm maior respaldo científico, como sua contribuição contra o envelhecimento, diminuição da pressão arterial, controlar o colesterol, contribui para a saúde do fígado e elimina toxinas e água retida pelo corpo.

Por ser rico em antioxidantes e ter propriedades anti-inflamatórias, o chá ou extrato de hibisco auxiliam na prevenção de diversas doenças.

Chá de hibisco Emagrece mesmo?

Porém, a planta ganhou atenção por sua suposta propriedade emagrecedora. Os estudos que atestam, mas esse benefício do hibisco ainda são preliminares e se resumem em testes de laboratório em ratos, não tendo respaldo científico de que poderia funcionar para a quebra de gordura do corpo em humanos. Se serve de consolo, o chá é zero caloria.

Ainda sim, existem algumas pessoas que defendem a propriedade emagrecedora do chá de hibisco dizendo que ele realiza a eliminação de toxinas que poderiam dificultar o processo de perda de peso e age no sistema digestivo impedindo a absorção das gorduras.

Vale ressaltar que o hibisco possui contraindicações para gestantes, lactantes, pessoas que tomam anticoncepcional ou fazem reposição hormonal. Se você toma algum medicamento ou se encontra no meio de algum tratamento, sugere-se que consulte seu médico a respeito do consumo do hibisco, pois este pode interferir no processo.

Bom, as propriedades emagrecedoras do hibisco podem ainda não estar comprovadas, mas com certeza é uma planta que ajuda e muito na nossa qualidade de vida. Então tomar uma ou duas xícaras de 200ml por dia com certeza não fará mal a ninguém (salvo as contraindicações)!

Benefícios do chá de hibisco

O chá de hibisco evita o acúmulo de gordura: Ele é capaz de reduzir a adipogênese, que é um processo que consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se transformam em adipócitos maduros. O problema é que quanto mais células de gordura (ou células adiposas), mais gordura é acumulada no abdômen e quadris.

Controla o colesterol: Um estudo publicado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine com 53 pessoas portadoras de diabetes identificou que o consumo do chá de hibisco diminuiu o colesterol ruim LDL em 8%, enquanto que aumentou o colesterol bom HDL em 16,7%.

Ação diurética: O chá de hibisco age como diurético devido ao flavonoide quercetina, por isso é um aliado para quem está fazendo regime.

Controla a pressão arterial: O chá de hibisco ajuda a diminuir a pressão arterial devido a flavonoides presentes na bebida que ajudam a diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Composição do chá de hibisco

Principais nutrientes presentes no chá de hibisco sem açúcar – 200 ml

  • Calorias 0 kcal
  • Proteínas 0 g
  • Gorduras totais 0 g
  • Carboidratos 0 g
  • Fibras 0 g
  • Açúcar total 0 g
  • Ferro 0,19 mg
  • Magnésio 7 mg
  • Fósforo 2 mg
  • Potássio 47 mg
  • Sódio 9 mg
  • Ácido fólico 2 mcg
  • Cálcio 19 mg

Como preparar e consumir o chá de hibisco

Embora existam muitas dietas do “chá de hibisco” que recomendam o consumo de quatro xícaras de chá de hibisco por dia, o recomendado por nutrólogos e outros especialistas é de apenas duas xícaras por dia.

Caso utilize o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, procure aquecê-lo o mínimo possível para que não perca suas propriedades. Deixe ferver 200ml de água e desligue o fogo e só então adicione 5 gramas de hibisco, o equivalente a uma colher de chá rasa. Tampe e deixe descansar por 3 a 5 minutos antes de consumir.

Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver, desligue o fogo e adicione 5 gramas, o equivalente a uma colher de chá rasa da flor seca. Tampe e deixe descansar por 3 a 5 minutos. Depois é só coar e consumir.

flor de hibisco seco

Receitas para deixar o chá mais saboroso

O chá de hibisco apresenta diversos benefícios para a saúde, mas isso não quer dizer que todas as pessoas conseguem tomar devido ao seu sabor intenso. Se este for o seu caso, preparar o hibisco com outros ingredientes deixarão o sabor mais agradável. Confira algumas receitas.

Suco de hibisco com morango e hortelã

Você vai precisar de: 1 colher (sopa) de hibisco, 4 morangos; 2 folhas de hortelã

Modo de preparar: Prepare o chá de hibisco seguindo a receita acima, deixe tampado por 5 minutos e coe para retirar as flores. Depois que o chá resfriar, bata o chá com os morangos e as folhas de hortelã.

Picolé de iogurte, amora e chá de hibisco

Você vai precisar de: 1 pote de iogurte natural desnatado, 2 xícaras de amoras ou qualquer outra fruta vermelha, 150 ml de chá de hibisco, Mel ou açúcar orgânico a gosto, 1 colher de sopa de semente de chia.

Modo de preparar: Prepare o chá seguindo a receita acima. Leve o chá pronto e 1 xícara de frutas vermelhas para cozinhar, deixe ferver até engrossar. Retire, reserve e misture com a semente de chia. Misture o iogurte com a calda até ficar homogêneo.

Utilize forminhas próprias de picolé ou qualquer outro recipiente. Coloque uma camada de iogurte e uma de amoras frescas. Se preferir fazer picolé, coloque pauzinhos antes.

Combinando o chá de hibisco

Para quem quer emagrecer, o ideal é combinar o poder do chá do hibisco com algum termogênico, como o chá verde ou gengibre.

Contraindicações
Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio.

Além disso, o chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos, em especial o estrogênio.

chá de hibisco beneficios, chá de hibisco faz mal, como tomar o chá de hibisco, chá de hibisco emagrece, chá de hibisco com limão, chá de hibisco gelado, chá de hibisco com canela, chá de hibisco com gengibre

Onde comprar a flor Hibiscus Sabdariffa

A flor seca do hibisco pode ser comprada em lojas de produtos naturais. Evite o chá pronto ou em pó, que podem alterar o efeito e prejudicar suas metas de emagrecer e conquistar um corpo mais saudável.

Gostou do artigo Chá de Hibisco Emagrece e Ajuda a Conservar a Saúde das Células? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.