Dieta HCG Funciona? É Placebo? Quais os Efeitos Colaterais?

Dieta HCG Funciona? É Placebo? Quais os Efeitos Colaterais?

A Dieta HCG que ficou conhecida a partir de 1950 por um médico britânico chamado Albert Simeons e tem atraído cada vez mais adeptos, que chegam a perder muitos quilos em pouco tempo.

Trata-se de uma dieta muito restritiva, que permite o consumo de apenas 500 calorias por dia, associada ao uso do hormônio HCG que pode ser por injeção ou sublingual e pode ser comprado em farmácias e também pela Internet.

Embora os resultados sejam satisfatórios em relação a perda de peso, não existe nenhuma comprovação científica sobre as ações do hormônio HCG no processo, o que nos leva a crer que as pessoas que emagrecem com a Dieta HCG, alcançam os resultados de outra forma.

Para entender melhor, continue lendo…

Leia também:
Cardápio de 900 Calorias por Dia para Emagrecer
Dieta da Sopa Milagrosa para Emagrecer até 10 Quilos em 1 Semana
Cardápio de 1600 Calorias por Dia para Emagrecer e Fazer Dieta

Qual a função do Hormônio HCG?

O HCG é um hormônio produzido naturalmente pela placenta que ajuda o corpo da mulher a sustentar a gravidez. Sua função é estimular os ovários a secretar dois outros hormônios, que são o estradiol e a progesterona.

Se injetado em homens, estimula a produção de testosterona nos testículos.

Qual é a ideia por trás do uso do HCG para Emagrecer?

O médico Albert Simeon demonstrou uma série de casos de próprios pacientes submetidos ao protocolo que perderam grandes quantidades de gordura.

A teoria por trás do protocolo é que o uso do hormônio HCG manteria a massa muscular, enquanto que a restrição calórica proporcionaria a queima de gordura.

Nas décadas de 1960 e 1970 diversos outros pesquisadores testaram a Dieta HCG para descobrir sua eficácia. Eles montaram dois grupos de pessoas, onde um deles recebeu o HCG e o outro apenas um placebo.

O resultado mostrou que não havia diferença nos dois grupos, sendo a perda de peso ocasionada exclusivamente pela dieta restritiva do cardápio de 500 calorias por dia.

Na internet é possível encontrar muitos relatos de pessoas que emagreceram com a Dieta HCG e muitos relatam que também perderam massa magra.

Quais são os Efeitos Colaterais do uso do HCG?

Até hoje não foi comprovada a eficácia do HCG em manter a massa magra em uma dieta restritiva, no entanto existem diversos efeitos colaterais que podem aparecer nos pacientes, tais como: fadiga, fraqueza, náuseas, queda de cabelos após 1 a 3 meses da dieta, constipação, comportamentos alimentares desordenados, dores de cabeça severas na primeira semana, atrasos menstruais, gasto de dinheiro em uma terapia cara e sem comprovação científica, surgimento de pedras na vesícula biliar (litíase biliar), síndrome de hiperestimulação ovariana que pode resultar na retirada cirúrgica do útero e ovários, tromboses venosas profundas, tromboembolismo pulmonar (que podem ser fatais em alguns casos) e miocardiopatia fatal (crescimento exagerado do coração).

Qual posição da ANVISA sobre a dieta do HCG?

Por conta dos efeitos colaterais e a falta de comprovação científica para a perda de peso, a ANVISA é contra o uso do HCG como terapia para o emagrecimento. Inclusive esta informação consta até na bula do próprio HCG.

hcg emagrecimento

Quais as indicações de uso do Hormônio HCG?

O Gonadotrofina Coriônica Humana é restrito ao tratamento de infertilidade masculina e feminina e para o tratamento de distúrbios do desenvolvimento da puberdade em crianças.

Conclusões
O hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana ou HCG não tem relação com o emagrecimento, além de trazer diversos efeitos colaterais indesejados. A perda de peso das pessoas que relatam que emagreceram se dá ao fato de que estão consumindo pouquíssimas calorias por dia e isso sim causa o emagrecimento.

Se você quer realmente emagrecer, não tem segredo. É necessário comer menos calorias do que o seu corpo gasta. Portanto, uma alimentação balanceada, atividades físicas e formas de estimular o seu metabolismo são a chave para o emagrecimento.

Referências bibliográficas:

1-Polypharmacy among anabolic-androgenic steroid users: a descriptive metasynthesis. Sagoe et al. Substance Abuse Treatment, Prevention, and Policy (2015) 10:12.

2- Effect of Weight Reduction on Cardiovascular Risk Factors and CD34-positive Cells in Circulation. Nina A Mikirova , Joseph J Casciari, Ronald E Hunninghake, Margaret M Beezley. Int. J. Med. Sci. 2011; 8(6):445-452

3-Human Chorionic Gonadotropin (HCG) in the Treatment of Obesity A Critical Assessment of the Simeons Method. Frank l. Greenway, George A. Bray. West J Med 127:461-463, Dec 1977.

Gostou do artigo Dieta HCG Funciona? É Placebo? Quais os Efeitos Colaterais? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre o HCG? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *