Dieta Balanceada para Emagrecer e Ficar em Forma

Dieta Balanceada para Emagrecer e Ficar em Forma

Nosso corpo precisa de uma série de nutrientes para o perfeito funcionamento e isso só é possível com uma dieta balanceada para realizar várias tarefas importantes para a manutenção da saúde.

Diversos estudos comprovam que manter uma dieta balanceada ajuda a emagrecer e ficar em forma, além de viver mais e com mais saúde.

Nosso corpo precisa de:

  • Carboidratos para fornecer energia
  • Proteínas para construir os tecidos
  • Gordura para armazenar energia, produzir hormônios e outras substâncias importantes
  • Vitaminas
  • Fibras
  • Minerais
  • Enzimas
  • Entre outros

Além disso tudo, o corpo precisa de água para transporte de nutrientes, para sintetizar enzimas e proteínas, entre outros.

Se a sua dieta não fornecer os nutrientes necessários, o corpo começa a ter problemas, causando ganho ou perda de peso, doenças diversas, falta de disposição, entre outros.

Mas você deve prestar atenção porque o excesso de determinado nutriente também pode não ser bom para o organismo.

Se você comer proteína demais por exemplo, os rins pode ser afetado. Algumas vitaminas em excesso também podem ser tóxicas. Gorduras e carboidratos demais podem levar ao ganho de peso e a desenvolver doenças cardiovasculares.

Como fazer uma dieta balanceada

Para fazer uma dieta balanceada, você deve entender alguns princípios sobre os alimentos que ingere e é claro… fugir dos alimentos prejudiciais como os fast food.

Confira a seguir alguns alimentos que você deve incluir em sua dieta balanceada.

Frutas

As frutas possuem muitas vitaminas, fibras, antioxidantes e outros nutrientes que o corpo necessita diariamente. O ideal é comer uma variedade de frutas, o que fornece diferentes tipos de nutrientes para o corpo.

Legumes e verduras

As verduras e legumes são uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Folhas verde escuro contém mais nutrientes e devem estar sempre presentes nas principais refeições.

Se possível consuma as verduras e legumes crus, pois a temperatura elevada pode destruir nutrientes e outras substâncias benéficas para o corpo.

Grãos e alimentos integrais

Alimentos integrais e grãos contém mais nutrientes. Isso acontece porque o processo de refinação destrói a maior parte das vitaminas, fibras e minerais dos alimentos.

Por isso os alimentos refinados com a farinha são menos nutritivos, além de causarem picos de insulina no sangue, o que aumenta a fome e geralmente causa ganho de peso.

Alimentos integrais causam picos menores de insulina no sangue e causam uma sensação de saciedade por maior tempo. Você come menos e fornece mais nutrientes para o corpo.

Proteínas

As proteínas são importantes para a produção de células no corpo, no entanto é necessário consumir proteínas de forma correta.

As maiores fontes de proteínas estão presentes em alimentos de origem animal, mas também podemos encontrar proteínas em grãos integrais, feijões, nozes, lentilhas, amêndoas, sementes e tofu.

Prefira sempre carnes magras, peixes, frango sem pele e laticínios. Sem excesso.

Algumas dietas a base de proteínas como a Dieta Cetogênica se feita de forma errada pode causar problemas para os rins e em caso mais graves até causar insuficiência renal.

Beba água

Sempre que tiver sede prefira beber água. Refrigerantes, sucos industrializados, bebidas isotônicas, entre outros, contém diversas substâncias prejudiciais para a saúde e causam o ganho de peso.

O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Se quiser beber sucos, prefira frutas frescas e nada de açúcar. O mesmo vale para chás.

Evite o consumo de alimentos industrializados

Alimentos industrializados são péssimos para a saúde. São ricos em conservantes, espessantes, corantes, acidulantes, aromatizantes que são nocivos para o organismo.

Também evite os alimentos defumados, como salsicha, salame bacon e mortadela.

Alimentos que contém gordura trans não devem ser ingeridos, como a margarina, pipoca de micro-ondas, glacê pronto, pizzas e salgados congelados, dentre outros.

A gordura trans entopem as veias, causando doenças cardiovasculares e favorecem o aumento de peso.

Gostou do artigo Dieta Balanceada para Emagrecer e Ficar em Forma? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *