O que são Estrias - Causas, Tipos, Tratamento e Prevenção

Estrias são cicatrizes que se formam quando há um estiramento da pele, causando destruição das fibras elásticas e colágenas. As marcas são formadas devido a diminuição da espessura da derme e epiderme.

Praticamente todas as mulheres e muitos homens apresentam estrias, que dão seus primeiros sinais na puberdade, com o aumento do peso ou durante a gravidez.

As estrias podem ser definidas em dois tipos. Vermelhas ou arroxeada e as brancas (peroladas).

Confira também:
Zero Estrias – Método Americano para Acabar com as Estrias
Tratamento a Laser Para Estrias Funciona? Estrias Brancas e
Melhores Tratamentos para Estrias Brancas e Vermelhas
Carboxiterapia Contra Estrias, Celulite, Flacidez e Gordura Localizada

Em que partes do corpo as estrias aparecem?

Na maioria das mulheres surgem nos quadris, seios, coxas e barriga, com uma aparência que deixam mulheres (e até homens) com baixa autoestima devido ao efeito antiestético.

O que são Estrias Vermelhas

As estrias vermelhas são marcas mais recentes cuja a pele passou por um estiramento e podem apresentar uma leve coceira, acompanhada por um processo inflamatório.

Apresentam resultados melhores nos tratamentos contra estrias.

O que são Estrias Brancas

Já as marcas brancas (peroladas) que são as mesmas que antes eram vermelhas, mas que com o passar do tempo perdem a irrigação de sangue e mudam de cor.

Neste caso, já ocorreu uma atrofia intensa das fibras colágenas e elásticas e a inflamação já não existe mais.

Em pessoas com pele negra ou escura as estrias antigas podem aparecer com uma coloração mais escura do que o próprio tom da pele.

O que causa as Estrias?

Normalmente se formam quando há um estiramento da pele, causado por um aumento do volume corpóreo.

Esse aumento pode ocorrer por diversos fatores, como aumento de peso, aumento rápido de estatura, gravidez, colocação de prótese mamária, aumento de massa magra, ente outros.

Estrias nos ombros em hoem

As estrias também podem aparecer devido a fatores hormonais como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais.

Além disso, o uso prolongado de corticoides e fatores genéticos podem desencadear o surgimento das marcas.

Fatores de risco

As estrias aparecem em maior proporção nas mulheres, sendo comum encontrar nos flancos, coxas, glúteos, abdômen e nos seios.

Em homens é mais comum o aparecimento nos ombros, braços e costas. Principalmente em pessoas que praticam musculação excessiva ou que abusam de anabolizantes.

Seja em homens ou mulheres, todas as partes do corpo que passarem por um aumento de volume podem apresentar essas marcas, pois a pele chega a um limite de elasticidade, rompendo as fibras e o colágeno que dão firmeza a pele.

Como Prevenir?

As estrias não podem ser curadas e sim amenizadas para tornarem menos perceptíveis. Portanto, a melhor forma de cuidar de sua pele é se prevenir.

Você deve cuidar da hidratação da pele com cremes ricos em vitamina A e manter-se no peso adequado.

Procure fazer uma atividade física e cuidar de sua alimentação, para evitar o efeito sanfona e assim melhorar sua pele, sua qualidade de vida e sua autoestima.

Tratamento de Estrias

Toda estria pode ser tratada para amenizar as marcas, no entanto você deve entender que não existe uma cura total.

As estrias vermelhas são as mais fáceis de tratar, apresentando resultados muito satisfatórios, chegando a se tornar imperceptível.

Já as brancas são mais difíceis, mas os tratamentos atuais podem amenizar em até 70% sua aparência. Também existe a micropigmentação, que tatua as estrias com o mesmo tom de pele do paciente, escondendo quase que por completo.

Também devemos levar em consideração o local em que a estria se encontra, sua espessura, genética individual, raça, idade, cor da pele, produção de colágeno individual, entre outros fatores que influenciam nos tratamentos.

O melhores tratamentos são a Carboxiterapia, Peeling, Masoterapia, Striort, Laser e Micropigmentação.

Lembrando que cada caso é um caso e a consulta a um dermatologista é fundamental para descobrir o melhor tratamento para cada pessoa.

Gostou do artigo O que são Estrias – Causas, Tipos, Tratamento e Prevenção? Você pensa em fazer ou já fez um tratamento? Deixe seu comentário abaixo com dúvidas, dicas e experiências.