Dieta para Diabeticos
A dieta para diabéticos deve ser saudável e equilibrada a fim de controlar os níveis de açúcar no sangue. Existem dois tipos de diabetes: a primeira é causada pela destruição das células que produzem insulina, e é chamada diabetes tipo 1.  A diabetes do tipo 2 é causada pela resistência à insulina ou sua insuficiência.

Mesmo que não tenham a mesma causa, o controle dos dois tipos da doença está diretamente relacionado aos hábitos alimentares e, por isso, uma boa dieta é essencial para reduzir os efeitos da doença. Na dieta para diabetes deve-se evitar especialmente o consumo de açúcar simples e de alimentos ricos em farinha branca.

Alimentos proibidos na dieta para diabéticos:

  • Açúcar e doces em geral
  • Mel, geleia de frutas, compotas, marmelada, produtos de confeitaria e pastelaria
  • Doces em geral, chocolates e guloseimas
  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos industrializados, achocolatados
  • Bebidas alcoólicas.

Alimentos recomendados na dieta para diabéticos :

  • Carboidratos saudáveis : Durante a digestão, os açúcares (carboidratos simples) e os amidos (carboidratos complexos) se decompõem em glicose no sangue. Concentre-se nos carboidratos mais saudáveis, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
  • Alimentos ricos em fibras : A fibra dietética inclui todas as partes de alimentos vegetais que seu corpo não pode digerir ou absorver. Ela é extremamente benéfica na dieta para diabéticos, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Incluem cereais integrais, frutas, verduras, legumes e leguminosas (feijão, ervilha e lentilha).
  • Peixes : Coma peixes pelo menos duas vezes por semana quando for fazer a dieta para diabéticos. O peixe pode ser uma boa alternativa às carnes com alto teor de gordura. Peixes como o salmão, o atum, a sardinha e a anchova são ricos em ácidos graxos ômega-3, que contribuem para diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, promovendo a saúde cardiovascular. Evite peixe frito e peixe com altos níveis de mercúrio, como peixe-espada e carapau.

Exemplo de cardápio :

Café da manhã : Pão integral (1 fatia média) com 2 colheres de chá de geleia 100% fruta, 2 colheres de aveia em flocos com iogurte natural 1 fruta, café

Almoço : Carne magra (salmão, patinho, etc.), pequena porção de carboidratos (ex. arroz integral), 1/2 xícara de cenoura, salada de lado (1 1/2 xícaras de espinafre, 1/2 de um tomate, 1/4 xícara de pimentão picado, 2 colheres de chá de azeite, 1 1/2 colheres de chá de vinagre de vinho tinto), chá gelado sem açúcar

Pequenos lanches : Uma porção de frutas ou oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc.).

Jantar : Carne magra (salmão, patinho, etc.), pequena porção de carboidratos (ex. batata cozida), 1/2 xícara de cenoura, salada de lado (1 1/2 xícaras de espinafre, 1/2 de um tomate, 1/4 xícara de pimentão picado, 2 colheres de chá de azeite, 1 1/2 colheres de chá de vinagre de vinho tinto), chá gelado sem açúcar

Manter um plano de alimentação saudável é a melhor maneira de manter o nível de glicose no sangue sob controle e evitar as complicações da diabetes.