Como Ocorre a Queda e Aumento da Taxa Metabólica Basal

Como Ocorre a Queda e Aumento da Taxa Metabólica Basal

A Taxa de Metabolismo Basal refere-se a quantidade de energia necessária pelo organismo para executar as reações químicas básicas, suficientes APENAS para manter a vida, isto é, sem considerar as demais reações químicas necessárias para as atividades físicas, raciocínio, atividades intelectuais, digestão de alimentos, etc.

Cada pessoa tem um Metabolismo Basal diferente, que depende de diversos fatores como idade, altura, peso, percentual de músculos e gordura, genética, sexo, entre outros.

Como Ocorre a Queda e Aumento da Taxa Metabólica Basal

Conforme ficamos mais velhos, tendemos a diminuir a taxa de metabolismo basal, que ocorre principalmente por causa da diminuição da massa muscular, já que os músculos utilizam uma quantidade considerável de energia para sua manutenção.

Por este motivo é necessário manter a prática de atividades físicas para manter ou aumentar a massa magra e assim aumentar a taxa metabólica basal.

É por este mesmo motivo que os homens tendem a comer mais e serem mais magros que as mulheres, pois tem mais músculos e consequentemente, gastam mais energia naturalmente.

Além da Taxa Metabólica Basal, nosso corpo também gasta calorias com qualquer atividade que fizermos. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg gasta por volta de 55 calorias por hora dormindo, 60 calorias por hora assistindo TV, 300 calorias por hora andando a passos largos e 540 calorias por hora correndo trotando.

É por isso que devemos ter uma alimentação balanceada, e praticar atividades físicas, pois podemos facilmente superar o gasto energético do metabolismo basal e atividades diárias.

Só para você ter uma ideia, 100 gramas de chocolate tem 550 calorias. É por isso que vemos pessoas que praticam atividades físicas regulares, mas mesmo assim continuam acima do peso.

Isso significa que o ganho de peso ou diminuição de peso depende da diferença entre o que você come e o que você gasta de energia. É preciso comer menos calorias do que você gasta.

De uma forma geral, para perder 1 quilo de gordura corporal, precisamos gastar ou deixar de consumir cerca de 7.000 calorias.

Se o seu gasto energético diário é de cerca de 2200 calorias e você passar a comer apenas 1800 calorias por dia. Isso quer dizer que você poderá emagrecer 1 kg em duas semanas.

Lembrando que estes valores são apenas para referência, pois na prática algumas pessoas tem menor ou maior facilidade para emagrecer, pois envolve fatores como estilo de vida, alimentação, fatores sociais, psicológicos, genéticos, entre outros.

Gostou do artigo Como Ocorre a Queda e Aumento da Taxa Metabólica Basal? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre a Taxa Metabólica Basal? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *