Como funciona a Dieta Cetogenica
A Dieta Cetogenica se baseia em cortar todos os alimentos ricos em açúcar e carboidratos, como arroz, macarrão, farinha, pão e achocolatados, aumentando consumo de alimentos fontes de proteínas e gorduras, como carnes, ovos, sementes, abacate e azeite.

No caso das frutas, uma vez que contêm carboidratos, deve-se consumir preferencialmente morangos, mirtilos, cerejas e amoras, já que são os que contêm menor quantidade desse nutriente.

Seu efeito a longo prazo, é desconhecido, então é recomendado que a dieta seja feita da seguinte forma: 5 dias consecutivos de dieta e 2 dias de alimentação com carboidratos, o que facilita o cumprimento do cardápio também nos fins de semana.

Dessa forma a Dieta Cetogenica estimula a perda de peso porque faz com que o organismo produza energia a partir da queima de gordura, ao invés dos carboidratos que normalmente vêm da alimentação.

Segue algumas dicas de cardápio para a Dieta Cetogênica:

Opção 1:

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos com manteiga + ½ xícara de framboesas;
  • Lanche da manhã: gelatina sem açúcar + 1 punhado de frutos secos;
  • Almoço/Jantar: 2 bifes de carne ao molho de queijo, acompanhado de espargos com tiras de pimentão refogadas em azeite;
  • Lanche da tarde: 1 iogurte natural sem açúcar + 1 colher de sopa de sementes de chia + 1 enroladinhos de queijo mozarela e presunto.

Opção 2:

  • Café da manhã: Café Bulletproof (com manteiga e óleo de coco) + 2 fatias de peru acompanhadas de ½ abacate e um punhado de rúcula;
  • Lanche da manhã: 1 iogurte natural sem açúcar + 1 punhado de nozes;
  • Almoço/Jantar: salmão grelhado ao molho de mostarda + salada verde de rúcula, tomate, pepino e cebola roxa + 1 colher de sopa de azeite + vinagre, orégano e sal para temperar;
  • Lanche da tarde: 6 morangos com creme de leite + 1 colher de sementes de chia.

No início da Dieta Cetogenica, algumas pessoas podem se sentir um pouco cansadas, enquanto outras podem observar um aumento de mau hálito, náuseas, vômitos, constipação e problemas de sono.

Além disso é importante lembrar que esta dieta é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos e em casos de insuficiência renal, problemas no fígado, doenças cardiovasculares e uso de medicamentos com cortisona, como os corticoides. Assim, o recomendado é que ela seja permitida pelo médico e acompanhada por um nutricionista.