Alimentos com Calorias Negativas

Quando pensamos em dieta, logo pensamos em alimentos em poucas quantidades com uma variedade restrita. Entretanto não é assim que funciona na prática. Isso porque diversos alimentos, como os alimentos denominados com calorias negativas, podem ser ingeridos sem um acúmulo calórico.

Por isso, separamos para você informações e dicas de como utilizar esses alimentos no seu dia a dia, confira!

O que são os alimentos com calorias negativas

Os alimentos com calorias negativas são aqueles que apesar de conterem calorias e ingerirmos, não acrescentam essas calorias no nosso organismo. O motivo desse efeito acontece pois as calorias gastas na mastigação e digestão do alimento são superiores às presentes no próprio alimento.

Sendo assim, o balanço calórico desses alimentos é negativo, o que favorece a perda de peso. Já que o alimento traz saciedade e baixas calorias se comparado a outros alimentos. Por isso, é muito recomendado a inclusão desse alimentos caso você deseje manter seu peso ou também emagrecer.

Qual a diferença entre alimentos termogênicos, alimentos com calorias negativas e alimentos zero?

Muitas pessoas ao pensarem na dieta confundem as características dos alimentos termogênicos, alimentos zero e os alimentos com calorias negativas. Por esse motivo acabam ingerindo alimentos errados e no momento errado do dia. Confira as diferenças:

Alimentos termogênicos: Os alimentos termogênicos são alimentos que tem a capacidade de acelerar o metabolismo por algumas horas. Por esse motivo eles são ideais para serem ingeridos antes do treino, já que fará com que você gaste mais calorias do que o normal.

Alguns dos alimentos dessa categoria são o chá verde, pimenta, café, gengibre e chá de hibisco.

Alimentos zero: Alimentos zero são aqueles que não possuem nenhum nutriente, ou seja, podem inclusive fazer mal ao organismo se ingeridos com frequência. Normalmente esses alimentos são alimentos industrializados ou minimamente processados como o refrigerante diet.

Alimentos com caloria negativa: Por fim, os alimentos com calorias negativas, como já foi dito, são aquelas que possuem menos calorias do que aquelas gastas para fazer sua digestão.

Dessa maneira, o saldo calórico não aumenta. Alguns alimentos com calorias negativas são limão, repolho, pepino, cebola, salsão, tangerina, melancia, ameixa, brócolis, aspargo, abobrinha, berinjela, couve-flor, nabo.

Como fazer uso desses alimentos

Na hora de preparar sua dieta, é sempre necessário estar atento as propriedades de cada alimento.

Os alimentos com calorias negativas são perfeitos para serem incluídos juntos ou antes das refeições. Isso porque eles trarão saciedade e consequentemente, você ingerirá menos na hora da refeição.

Além disso, esses alimentos costumam ter muita fibra, vitaminas e minerais, o que auxilia diretamente no bom funcionamento do organismo como um todo. Enfim, se o seu desejo é a perda de peso ou ao menos, mantê-lo, priorize sempre a ingestão desses alimentos.

Outra opção possível é ingerir as frutas com calorias negativas no café da manhã ou no café da tarde, como a melancia, tangerina, ameixa ou um suco com limão, que podem vir de acompanhamento de outros alimentos saudáveis.

Entretanto é importante lembrar que esses alimentos não podem ser os únicos da sua dieta. Isso porque outros componentes como proteínas e carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Também é sempre necessário manter seu corpo com energia para uma prática eficiente de exercícios físicos. Só assim será possível atingir seus objetivos com a dieta.

Portanto, monte sempre pratos muito completos, com carnes, leguminosas, gorduras boas, mas complemente-os com alimentos com calorias negativas, preferencialmente antes das refeições.