Como Retardar o Envelhecimento das Células com Treino HIIT

Como Retardar o Envelhecimento das Células com Treino HIIT

Não é de hoje que as pessoas procuram formas de se manter mais jovens ou pelo menos parecer mais jovens.

Felizmente, pesquisadores americanos descobriram uma forma bem prática (mas sofrida) de retardar o envelhecimento das células do corpo humano e de quebra manter a boa forma e queimar gordura localizada.

Como Retardar o Envelhecimento das Células com Treino HIIT

Eles concluíram que exercícios de alta intensidade como o HIIT pode deixar uma pessoa até 9 anos mais jovem do que mostra sua certidão de nascimento.

O estudo foi publicado no periódico Preventative Medicine e relaciona os telômeros das células com o envelhecimento das células.

A principal função do telômero é impedir o desgaste do material genético e manter o cromossomo estável.

O problema é que nosso corpo faz uma reposição das células constantemente e cada vez que uma célula é reproduzida, os telômeros se encolhem e quanto menor for o telômero, mais a pessoa envelhece.

Para ter uma confirmação os cientistas examinaram os dados feitos com 5.823 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

As conclusões que os cientistas chegaram é que os voluntários com os telômeros mais curtos e sinais de envelhecimento celular maior eram as pessoas com estilo de vida sedentário.

Por outro lado, as pessoas que se praticavam atividades físicas de alta intensidade tinham os telômeros mais compridos e consequentemente, tinhas as células mais jovens e também aparentavam ser mais jovens.

Não é novidade que um estilo de vida mais saudável mantém o corpo mais jovem. No entanto, não basta apenas praticar exercícios leves como uma caminhada duas vezes por semana para manter os telômeros mais compridos.

É necessário que homens por exemplo, se exercitem cinco vezes por semana, por 40 minutos por dia e as mulheres necessitam de 30 minutos diários.

Segundo o estudo, adultos que praticam exercícios de alta intensidade tem uma vantagem no envelhecimento biológico de 9 anos sobre adultos sedentários.

Por outro lado, os cientistas não encontraram diferenças significativas nos telômeros de pessoas que tinham uma rotina de exercícios mediana e de quem não se exercitava. Portanto, a única forma de manter os telômeros compridos é com atividades de alta intensidade.

Mais estudos sobre o Envelhecimento das Células

Além do telômero, outras partes das células parecem ter um papel importante no corpo humano.

Foi descoberto que as mitocôndrias e os ribossomos também podem influenciar na idade das células.

Os ribossomos são responsáveis por produzir as proteínas das células e as mitocôndrias realizam a respiração celular, um processo essencial para que a célula obtenha energia.

Conforme o ser humano vai envelhecendo, as mitocôndrias diminuem a capacidade de gerar energia.

Segundo pesquisadores, esse processo pode ser revertido com um treinamento conhecido por HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade), que seria exercícios de alta intensidade alternado com períodos de descanso

A pesquisa analisou 36 homens e 36 mulheres, os dividindo em dois grupos: Um com idade entre 18 a 30 anos e outro grupo com idosos entre 65 a 80 anos.

Depois os pesquisadores dividiram as equipes em três com idade mista: um deles precisou fazer exercícios intensos com intervalo, o segundo fez apenas musculação e o outro fez uma combinação dos dois.

O treinamento HIIT envolveu três dias por semana de ciclismo, mais dois dias por semana de esteira. A massa muscular, a sensibilidade a insulina e a composição das células musculares foram comparadas com um grupo que não fez nenhum exercício por um período de 12 semanas.

Ao final do estudo, os pesquisadores concluíram que o exercício intenso trouxe melhores benefícios em relação a massa muscular, tanto para jovens quanto para idosos.

Segundo eles, as células dos voluntários mais velhos passaram a gerar mais energia, sendo comparável às células dos voluntários mais jovens.

Sreekumaran Nair, autor do estudo e cientista da Mayo Clinic, recomendam o treinamento HIIT para pessoas que pretendem retardar o envelhecimento do corpo.

Lembrando que além as atividades físicas, uma boa alimentação repleta de antioxidantes também é uma ótima forma de manter a saúde e retardar os efeitos do envelhecimento.

Gostou do artigo Como Retardar o Envelhecimento das Células com Treino HIIT? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre envelhecimento do corpo humano? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *