Reeducação Alimentar: Melhor maneira de perder peso a longo prazo

A dúvida entre reeducação alimentar ou dietas é bastante comum para quem deseja perder peso. A vontade de perder peso rápido muita vezes é a principal razão para que o indivíduo opte pelas mais diversas dietas.

Muitas vezes essas dietas podem ser prejudiciais para a saúde, porém, muitas delas são realmente funcionais. É possível sim perder peso em pouco tempo com o uso de dietas mas é preciso ficar atento ao longo prazo.

Isso porque as dietas que prometem resultados rápidos em sua maioria não conseguem se manter o peso a longo prazo. A maioria delas é baseada em restrições alimentares bastante fortes que podem inclusive não ser saudáveis.

Essas restrições muitas vezes não são realistas e fazem com que o indivíduo desista da dieta em 3 ou 4 meses. É nesse momento que a rotina normal volta e o cardápio retorna aos moldes anteriores a dieta. Por essa razão acontece o efeito sanfona que faz com que a pessoa que emagreceu rápido volte a engordar.

Com as restrições alimentares ocorre também a diminuição da ingestão calórica. Nesse momento o organismo entende que o corpo está recebendo menos calorias. Por esse motivo ele entra em modo de emergência e passa a desacelerar o metabolismo e a gastar menos energia.

Essa situação não se mantém para sempre. Isso quer dizer que quando a dieta acaba, o metabolismo que está acostumado com a baixa ingestão calórica começa a estocar energia em forma de gordura.

É isso que faz com que o corpo recupere o peso perdido. Ou seja, o corpo entra no efeito sanfona. No longo prazo o corpo passa a criar resistência quanto a perda de peso. Isso faz com que o processo de emagrecimento se torne cada vez mais complicado.

Por esse motivo, quem quer perder peso de forma definitiva precisa tentar deixar de lado as dietas e optar pela reeducação alimentar. Essa reeducação favorece o emagrecimento sem prejudicar a saúde e evitando o efeito sanfona.

Infelizmente a reeducação leva um pouco mais de tempo para trazer resultados quanto ao peso, mas mantém a saúde em dia.

Quais as diferenças entre reeducação alimentar e dieta?

As dietas e a reeducação alimentar possuem diferenças claras. Dietas costumam ter um prazo de validade e ter como base um cardápio bastante restrito. Por outro lado, a reeducação alimentar é uma maneira de treinar o corpo e o cérebro para receber alimentos melhores. Dessa forma o corpo começa a ingerir alimentos com melhor qualidade nutricional sem se privar e sem sentir fome.

A vantagem da reeducação alimentar são muitas. Dentre elas a perda de peso sem sacrifícios extremos é uma delas. Além disso, existe o fato de que os quilos perdidos não costumam retornar com facilidade. Sendo assim, a melhor forma de perder peso a longo prazo certamente é a reeducação alimentar.

Hora de começar!

Por fim, se você optou por começar uma reeducação alimentar as mudanças precisam ser gradativas. Portanto, não é preciso se privar de comer mas é necessário passar a ter consciência sobre a alimentação. Por isso, uma vez consciente daquilo que está sendo ingerido, você passará a fazer escolhas melhores deixando por exemplo o refrigerante de lado.

Se você está decidido por iniciar uma reeducação alimentar não deixe de ler nosso artigo sobre as principais substituições para te auxiliar na reeducação alimentar.