6 Dicas Valiosas para Eliminar a Gordura da Barriga

Para perder peso e reduzir a barriga, mudar hábitos e estilo de vida pode ser muito eficaz, de acordo com o peso inicial, pode-se perder até 2kg por semana.

Porém, para isso, é importante seguir a estratégia adotada todos os dias. Além disso, se a pessoa está perdendo peso, é recomendável não verificar na balança todos os dias o ganho ou perda de peso, pois isso causará ansiedade e interferirá no processo de emagrecimento.

O ideal é pesar-se apenas uma vez por semana, sempre no mesmo horário, e avaliar se você está menstruada, pois para as mulheres, é normal que as mulheres inchem um pouco mais nesse período, o que se reflete na balança.

6 Dicas Valiosas para Eliminar a Gordura da Barriga:

1. Coma devagar e respeite a sensação de saciedade do corpo

Comer devagar permite que o cérebro saiba que um estômago cheio, está cheio. Esse sinal ocorre antes que o estômago esteja completamente cheio e deve ser interpretado como o corpo dizendo que não precisa de mais comida no momento.

No entanto, quem está acostumado a comer rápido não perceberá essa sensação de saciedade, além de diminuir o tempo de contato com a comida e não aproveitar melhor o prazer de comer.

O respeito pela saciedade é um dos pontos-chave para perder peso e evitar o ganho de peso. Encher o estômago com alimentos ricos em nutrientes e fibras (como vegetais, frutas, carne e gorduras boas) pode fazer seu metabolismo funcionar melhor e manter a sensação de fome por mais tempo.

2. Beba muita água durante o dia

Você deve beber bastante líquido entre as refeições, pois isso ajudará a reduzir a fome e a retenção de líquidos, porque quanto mais água você bebe, mais urina seu corpo produz e, conforme você excreta, também elimina toxinas que afetam a perda de peso.

O que você pode beber: água, água de coco, suco de fruta natural sem açúcar (suco de fruta embalado não funciona), chá sem açúcar;
Coisas que você não deve beber: refrigerantes, suco de fruta em lata ou suco de fruta em pó, bebidas com chocolate e bebidas alcoólicas.

A quantidade recomendada de água necessária por dia é entre 1,5 e 3 litros.

3. Faça alguma atividade física

O tipo de exercício não é o mais importante, mas sim a regularidade do exercício, devendo fazê-lo pelo menos 3 vezes por semana. Além disso, algumas atividades e escolhas diárias podem desempenhar um papel importante, então tente:

  • Suba as escadas em vez de usar o elevador;
  • Desça um ponto antes no trajeto para o trabalho ou escola e depois caminhe o resto do percurso;
  • Caminhe por 10 minutos após o almoço;
  • Leve o cachorro para passear à noite.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, todos os tipos de exercícios podem ajudá-lo a perder peso, não apenas exercícios aeróbicos, como caminhar, andar de bicicleta e correr.

O treinamento com pesos também ajuda a perder peso, mas também traz a vantagem de aumentar a massa muscular, melhorando assim o metabolismo.

4. Coma o que quiser, mas em pouca quantidade

Nosso corpo precisa de todos os nutrientes e as dietas que banem completamente o consumo de carboidratos, faz com que o peso corporal volte a aumentar em pouco tempo.

Portanto, a melhor dica é:

  • Evite comer depois de estar cheio;
  • Evite ingerir açúcares simples no dia a dia e beba café, leite, iogurte, chá e suco de frutas sem açúcar;
  • Coma salada crua antes do almoço e do jantar;
  • Adicione 1 colher de sopa de sementes aos sucos e iogurtes, como sementes de linhaça, gergelim e chia;
  • Escolha apenas uma fonte de carboidratos para cada refeição, preferencialmente de alimentos naturais como: frutas, batata, arroz integral, feijão, lentilha, milho e ervilha;
  • Adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem no almoço e no jantar;
  • Coma 5 nozes ou 10 amendoins por dia;
  • Evite comer por causa de desejos ou emoções como ansiedade e tristeza.

Mesmo se consumidos em pequenas quantidades durante o dia, frutas e vegetais podem fornecer muitas fibras e vitaminas, portanto, são uma fonte de saúde e podem ajudar a perder peso e reduzir a gordura da barriga.

5. Não fique muito tempo sem comer

Ficar sem comer por muito tempo fará com que você escolha alimentos ruins e altamente calóricos em vez de preparar uma boa refeição. Portanto, para evitar ou suprimir a fome até uma refeição nutritiva, algumas dicas são:

  • Sempre tenha meio punhado de nozes, amendoim, frutas frescas, lascas de coco ou frutas secas;
  • Ao trabalhar, deixe 1 porção de iogurte natural na geladeira;
  • Quando for para casa preparar o jantar, use petiscos vegetais como: palitos de cenoura, pepino com abacate temperado com sal e pimenta, tomates grandes com um pouco de sal e óleo, lascas de coco ou 1 ovo cozido.

Se for impossível fazer alguma refeição ao longo do dia, concentre-se apenas em manter a qualidade da próxima refeição e use esses pequenos lanches para evitar uma greve de fome. Aos poucos, é possível aprender que na maioria das vezes não se trata de fome, mas de ansiedade alimentar.

6. Anote tudo o que você consome

Anotar tudo o que você come ao longo do dia também é uma boa estratégia para emagrecer, pois dessa forma as pessoas ficam mais atentas ao que comem, para que possam identificar erros e fazer melhorias, além de poderem mudar seus hábitos alimentares para emagrecer, se isso é um desejo e tem uma vida mais saudável.

Recomenda-se o registro todos os dias e após cada refeição, pois é mais fácil lembrar os alimentos que ingere. No diário alimentar é importante informar o tipo de refeição, se é almoço, café da manhã, lanche ou jantar, horário das refeições, alimentos consumidos e quantidade, onde comeu e se algo está sendo feito ou não no horário.

Além disso, essa refeição também deve ser registrada com quem fez a refeição e qual era o clima no momento. Esse registro deve ser feito de 3 a 7 dias, para melhor entender o que são os hábitos alimentares.