4 Benefícios dos Exercícios Matinais

Praticar atividades físicas já é muito difícil para muitas pessoas e a dificuldade dobra quando falamos de exercícios matinais. É preciso ter muita disciplina e disposição para deixar a preguiça de lado e se desafiar em uma corrida ou na academia.

Entretanto, muitas pessoas não sabem dos benefícios de praticar exercícios matinais e acabam excluindo essa possibilidade do cronograma. Por isso separamos aqui quatro benefícios que podem te convencer a levantar da cama mais cedo e praticar exercícios. Confira!

Exercícios matinais aceleram o metabolismo

Quando dormimos, o nosso organismo diminui todos os processos do corpo. Isso porque é preciso que as energias sejam repostas para o dia seguinte. Entretanto, quando não fazemos nenhuma atividade física pela manhã e já emendamos trabalho ou estudos na rotina, podemos comprometer a qualidade dessas atividades.

Isso acontece porque nosso corpo ainda não começou a fazer todos os processos com uma alta taxa de desempenho. Desse modo, praticar exercícios matinais podem ser benéficos pois garantem que a nossa taxa metabólica aumente, garantindo também uma maior energia ao nosso corpo.

Além disso, um metabolismo acelerado garante que as calorias durante o dia sejam queimadas mais rápidas, evitando grandes acúmulos de gordura.

Endorfina o seu dia

Outro benefício de começar o dia com exercícios matinais é a liberação de endorfina. Esse neuro hormônio é produzido, dentre muitas situações, quando praticamos esportes ou qualquer atividade física.

O interessante é que a endorfina traz para o organismo a sensação de bem estar devido a sua propriedades analgésicas. Também é possível sentir sensação de conforto e bom humor, o que quando sentido já pela manhã pode mudar como lida com as situações adversas do resto do dia.

Exercícios matinais melhoram a sua primeira refeição do dia: café da manhã

Todos já ouviram muitas pessoas falarem da importância de uma café da manhã saudável e prazeroso. Entretanto, devido a correria do dia a dia, muitas pessoas negligenciam essa refeição trazendo inúmeros malefícios para o organismo. Um desses problemas é a dificuldade no emagrecimento ou foco na dieta.

Com as práticas de exercícios matinais, nos vemos obrigados a ter um pré treino e um pós treino, o que consequentemente acarreta em uma refeição mais reforçada no café da manhã.

Por mais que não sinta fome no pós treino, com a prática dos exercícios e a queima de calorias o corpo naturalmente pede a ingestão de alimentos após as atividades. Lembre-se de sempre de se atentar a se alimentar de maneira saudável e com equilíbrio, afinal não é o objetivo ganhar mais calorias do que perdeu no seu exercício.

Ajuda a realizar de fato uma atividade física

Se você quer realmente ter uma constância em seus exercícios, faça os de manhã. Além de realizar a atividade com mais atenção, pois seu corpo ainda não está cansado, as chances de não ter espaço na sua agenda para o treino diminui. Isso porque ao longo do dia acabamos realizando atividades que não estavam previstas.

No fim do dia já estamos exaustos e querendo apenas descansar. Sendo assim, colocar os exercícios matinais em primeiro lugar faz com que as desculpas para não realizá-lo diminua.