Tratamentos Estéticos

O que é Botox – Como funciona e quais os riscos

https://youtu.be/TofNesFms00

O que é Botox

O Botox que também é conhecido por toxina botulínica, é uma substância que pode ser usada para tratar diversas condições como microcefalia, paraplegia e espasmos musculares, pois previne contrações musculares e funciona promovendo paralisia muscular temporária, ajuda a reduzir os sintomas associados a essas condições.

Além disso, o botox atua inibindo a estimulação neuronal associada às contrações musculares, por isso é amplamente utilizado como procedimento estético, principalmente para redução de rugas e linhas de expressão.

Ao receber a aplicação do botox, a área fica “paralisada” por cerca de 6 meses, mas o efeito pode começar a diminuir antes e depois, dependendo do local tratado, sendo necessária a reaplicação da substância para manter o efeito desejado.

O que é Botox - Como funciona e quais os riscos

Confira também:
O que é Microagulhamento e para que serve
O que é Harmonização Facial e Como é Feito
Ultraformer preço da sessão 2022
O que é Radiesse e qual o preço para 2022

Para que é usado o Botox?

A toxina botulínica pode ser utilizada em diversas situações, mas é importante fazê-la sob a orientação de um médico, pois grandes quantidades da substância podem ter efeito contrário ao pretendido e promover a paralisia muscular permanente que é característica do botulismo .

Portanto, algumas situações em que um médico pode recomendar o uso de Botox em pequenas quantidades são:

  • controle do blefaroespasmo, que é caracterizado por fechar os olhos com força e incontrolavelmente;
  • combater a dor lombar crônica e a dor miofascial;
  • sudorese reduzida em caso de hiperidrose ou bromidose;
  • reduzir os tremores na doença de Parkinson;
  • correção de estrabismo;
  • reduzir a dor neuropática;
  • controlar o bruxismo;
  • reduzir a salivação excessiva;
  • espasmos faciais, chamados de transtorno de tique;
  • controlar a espasticidade em distúrbios neurológicos como a microcefalia.
  • relaxar as contrações musculares excessivas causadas por AVC;
  • combater a gagueira;
  • alterações na área da articulação temporomandibular;
  • incontinência urinária causada por bexiga nervosa.

A aplicação do Botox também é muito popular para a estética e tem se destacado por promover um sorriso mais harmonioso, reduzir a aparição das gengivas e tratar rugas e linhas de expressão. É importante que o uso do botox seja feito sob a orientação de um dermatologista ou outro profissional capacitado na aplicação da toxina, pois isso resultará em resultados mais satisfatórios e evitará complicações sérias na aparência.

Como funciona

Quando a toxina botulínica é injetada por via intramuscular em baixas concentrações e doses recomendadas, bloqueia os sinais nervosos associados à origem da dor e promove o relaxamento muscular. Dependendo da dose utilizada, os músculos afetados pela toxina podem ficar relaxados ou paralisados ​​e, além do efeito local, outras áreas podem ser afetadas e ficar relaxadas ou até mesmo paralisadas, pois a toxina pode se espalhar pelos tecidos.

Embora possa ocorrer paralisia parcial, o efeito da toxina botulínica é temporário devido à pequena quantidade, por isso precisa ser reaplicada para que o efeito seja mantido.

Quais os riscos

A toxina botulínica só deve ser usada por um médico, pois é importante realizar uma avaliação minuciosa do estado de saúde do paciente e verificar a quantidade ideal da substância que deve ser utilizada no tratamento para não ter efeitos adversos.

Isso é importante porque quando a toxina é ingerida, pode causar insuficiência respiratória, podendo morrer por asfixia, o que também acontece quando a toxina é injetada em grande quantidade, podendo causar paralisia de outros órgãos.

Além disso, pessoas alérgicas à toxina botulínica, grávidas, presença de infecção no local a ser tratado e pacientes com doenças autoimunes não devem realizar o procedimento, pois não se sabe como o organismo reagirá à substância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *