Dicas de Saúde

O que é e Como Tratar a Malária

O que é e Como Tratar a Malária

A malária é uma doença infecciosa causada pela picada de uma fêmea do mosquito Anopheles, que pode conter 4 parasitas diferentes da malária, sendo eles:Plasmodium vivax, Plasmodium ovale, Plasmodium malariae e o Plasmodium falciparum, que são a causa da malária grave e complexa.

O que é e Como Tratar a Malária

A malária é tratada com medicamentos antimaláricos fornecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O tratamento visa prevenir o desenvolvimento do parasita causador da doença, e a dose da medicação pode variar de acordo com a gravidade da doença no paciente, o tipo de parasita, a idade e o peso.

Quando o tratamento é iniciado rapidamente e da forma correta, a malária pode ser curada. No entanto, sem tratamento imediato, uma pessoa pode desenvolver malária grave e complexa, principalmente se for picada por um mosquito transmissor do Plasmodium falciparum, o que pode levar a complicações graves, como danos hepáticos, renais e cerebrais ou até mesmo a morte.

Tratamento da malária grave e complexa

O tratamento da malária grave e complexa geralmente é realizado no hospital, após a confirmação da infecção por Plasmodium falciparum ou Plasmodium vivax, o artesunato pode ser injetado por via intravenosa ou intramuscular por 24 horas, até que o medicamento possa ser tomado por via oral.

Sinais de melhora e piora do caso

Os sinais de melhora começa depois de algumas horas após o início da medicação. A partir daí a pessoa se sente melhor, a febre baixa, a dor de cabeça passa e o apetite aumenta.

Mas se o tratamento não for iniciado imediatamente ou a medicação não for dosada adequadamente, podem aparecer sinais de piora como febre persistente, aumento da frequência dos sintomas, calafrios, rigidez abdominal, delírio e convulsões. Se esses sintomas estiverem presentes, a pessoa deve ser reavaliada por um médico para ajustar o tratamento.

Possíveis complicações

Sem tratamento, podem ocorrer complicações, incluindo coma, anemia grave, insuficiência renal e problemas cardíacos. Complicações maiores são observadas no caso da malária cerebral, o tipo mais grave da doença.

Portanto, assim que suspeitar que está com sintomas da malária ou outra doença grave, procure imediatamente um médico e siga as orientações e tome as medicações passadas pelo médico para evitar complicações em sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *