Qual o Melhor Chocolate para a Dieta? Meio Amargo, Ao Leite, Branco, Soja

Com o dia da Páscoa chegando, as chances de você acabar comendo chocolate são maiores, o que pode atrapalhar se você estiver de dieta.

Mas com um pouco de informação e uma dose de moderação, você pode aproveitar esse doce maravilhoso sem culpa, cuidando da saúde e mantendo o corpo em forma.

Além do chocolate tradicional, existem diversos outros tipos, com nutrientes diferenciados que podem até contribuir para o emagrecimento e queimar gordura localizada.

Desde que consumido o chocolate certo e com moderação, ele pode até ser benéfico para a saúde.

Especialistas afirmam que existem opções com pouca gordura e menor quantidade de açúcar e calorias, como é o caso do chocolate amargo que contém 85% de cacau, que pode até mesmo ajudar a retardar os efeitos do envelhecimento da pele.

Nutricionistas recomendam o consumo de chocolate após as refeições, pois isso ajuda a evitar exageros e os picos de glicose no sangue (cujo excesso é convertido em gordura pelo organismo).

Por isso, antes de sair comprando seus ovos de Páscoa, vamos conhecer um pouco sobre cada tipo de chocolate.

Recomendado: Bolo de chocolate low carb.

Cobertura no chocolate

Chocolate ao Leite

O Chocolate ao leite contém alta carga de gorduras saturadas e açúcar, que aumenta a glicose no sangue e oleosidade da pele.

Apesar disso, o chocolate ao leite aumenta os níveis do hormônio serotonina, que ajuda a melhorar o humor.

Também contém cafeína, que age como estimulante no sistema nervoso autônomo, causando uma sensação de disposição.

Chocolate meio amargo e amargo

O chocolate amargo e meio amargo contém uma maior concentração de cacau, que é benéfico para a saúde.

O cacau também é um poderoso antioxidante, que ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, protege o cérebro, ajuda a reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial.

Também deixa a pele mais saudável e retarda o envelhecimento causados pelos radicais livres.

Como na maioria das vezes o chocolate amargo e meio amargo não contém leite, ele tem menos açúcar, menos gordura e menos calorias.

Chocolate Branco

O chocolate branco não é feito com cacau, mas sim de manteiga de cacau.

É rico em açúcar, gordura saturada e calorias. Esta é a opção menos indicada para quem está de dieta.

Chocolate com castanha ou amêndoas

Castanhas e amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, que ajuda a manter o nível de glicose estável no sangue e ativar o metabolismo.

No entanto, o consumo destes frutos deve ser moderado, pois são altamente calóricos.

Chocolate de soja

Contém bastante proteína e é um poderoso antioxidante. Recomendado para pessoas com intolerância a lactose.

Chocolate de Whey Protein

Elaborado com proteína do soro do leite e proteína isolada de soja, cada porção do chocolate de whey protein contém 4 vezes mais proteínas do que um chocolate amargo. É recomendado para praticantes de atividades físicas.

Chocolate Diet

Apesar de não possui açúcar em sua composição, ele possui maior quantidade de gordura e calorias do que os chocolates normais. É ideal para diabéticos, mas não para quem quer emagrecer.

Chocolate Light

Geralmente o chocolate light possui redução em um de seus componentes, como o açúcar ou valor energético. É ideal ler a embalagem com atenção.

Gostou do artigo Qual o Melhor Chocolate para a Dieta? Meio Amargo, Ao Leite, Branco, Soja? Está de dieta e gosta de comer chocolate? Deixe seu comentário abaixo com suas dúvidas e experiências.