Qual a Diferença entre 1 kg de Gordura e 1 kg de Músculo

Qual a Diferença entre 1 kg de Gordura e 1 kg de Músculo

Tanto 1 kg de Gordura, quanto 1 kg de Músculo pesam a mesma coisa, mas tem composição, volume e afetam o nossos organismo de formas diferentes.

É comum ver pessoas que se matriculam em academias ficarem espantados ao descobrir que após alguns meses a balança indica que você aumentou o seu peso em vez de baixar.

A resposta na maioria das vezes é muito óbvia e positiva. Você está ganhando músculos. No entanto essa notícia não é muito bem aceita, principalmente pelas mulheres que esperam que os números na balança diminuam e não aumentem.

É músculo ou gordura?

Esse fenômeno é natural e tende a durar algum tempo, principalmente se a pessoa estiver com o percentual de gordura muito alto e o percentual de massa magra muito baixo.

Isso acontece porque os músculos tem o mesmo peso que a gordura, no entanto são mais compactos e ocupam menos espaço em seu corpo.

1 kg de gordura x 1 kg de musculo

A melhor forma de medir seu desempenho da academia é com o espelho, fitas métricas, com roupas que não serviam mais ou com uma balança de bioimpedância, que faz uma avaliação corporal, indicando a percentual de gordura e de massa magra.

Cuidado com o que come

Também é muito comum ver pessoas que embora estejam treinando pesado, não evoluem, o que pode estar relacionado a alimentação.

O fato é que quem treina pode sentir mais fome devido a queima de energia e o metabolismo acelerado, mas é necessário tomar cuidado para não ingerir alimentos hiper calóricos e em excesso.

Procure ingerir mais alimentos ricos em proteínas que são menos calóricos e ajudam na reconstrução e aumento do volume de músculos no corpo. Car­nes magras, ovos, peixe, leite e derivados, barrinhas de proteína ou sementes, como as de girassol, abóbora e cânhamo, fazem um bom trabalho.

Também procure ingerir mais alimentos de carboidratos complexos que demoram mais tempo para serem digeridos, prolongam a sensação de saciedade e causam menos picos de insulina no sangue que está relacionado ao aumento no acúmulo de gordura.

Porque os músculos são importantes?

Além de aumentar a força e melhorar o equilíbrio, os músculos necessitam de mais energia para funcionar. Desta forma, quanto mais músculos você tiver, mai calorias e gordura corporal irá queimar, não importa se você está treinando, descansando ou dormindo.

Pesquisas sobre o assunto indicam que um aumento de apenas 1 kg de músculo faz com que o corpo queime entre 60 a 100 calorias a mais por dia.

Desta forma, se você aumentar sua massa magra em apenas 2 kg, podemos dizer seguramente que estará queimando 0,5kg de gordura durante 1 mês, sem fazer nenhuma mudança em sua dieta.

Diferença entre Massa Magra e Massa Gorda

Massa gorda: é o percentual de gordura que temos espalhado no corpo. É necessário para o funcionamento do corpo e para proteger os órgãos, mas em excesso  pode causar diversos problemas de saúde como como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e problemas cardíacos.

Massa magra: é composta por todo o resto, como músculos, órgãos, ossos e líquidos corporais. Quanto maior a massa magra, maior é a queima de gordura.

peso na balanca
Para que a diferença entre massa magra e massa gorda fique bem claro, vamos conferir as imagens abaixo que mostram pessoas com o mesmo peso antes e depois, mas com uma visível diferença nas medidas e quantidade de músculos.

diferenca de peso

A primeira imagem mostra a mesma pessoa, com o mesmo peso antes e depois, mas com uma visível diferença entre gordura e músculos.

A segunda mostra duas pessoas diferentes, mas com a mesma altura e o mesmo peso, mas com corpos totalmente diferentes.

Obs.: 155 libras correspondem a aproximadamente 70kg, e 120 libras, a 55kg.

Gostou do artigo Qual a Diferença entre 1 kg de Gordura e 1 kg de Músculo? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
1Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *