Picos de Insulina no Sangue Engorda? Como Controlar a Glicemia?

Picos de Insulina no Sangue Engorda? Como Controlar a Glicemia?

Muitas pessoas associam a insulina a diabéticos, mas na verdade a insulina está presente em todos nós, sendo liberada em maior ou menor quantidade, dependendo da quantidade e do tipo de alimentos que comemos.

O fato é que os picos de glicemia e insulina no sangue provocam diversos problemas, inclusive o ganho de peso e todos nós estamos propensos a causar tais picos dependendo de nossa alimentação.

Leia também:
5 Dicas para Controlar a Diabetes Tipo 1 – Sintomas, Causas e Tratamento
O que é Glicose e por que ela aumenta no Organismo
O que é Diabetes Tipo 2 – Causas Sintomas Tratamentos e Cuidados
O que é Carboidrato e Porque o Carboidrato Engorda? Bom e Ruim

Mas o que é insulina?

Para entender como os picos de insulina afetam negativamente o seu corpo, temos que entender primeiramente o que é a insulina.

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas e é responsável por quebrar as moléculas de glicose, que são transportadas através do sangue para as células, onde são utilizadas como energia.

Diabéticos não secretam a insulina de forma a lidar corretamente com a glicose no sangue, sendo necessário o uso de medicamentos ou de insulina para manter a glicose em níveis aceitáveis e sem danos para os órgãos.

No caso de não diabéticos, o próprio corpo se encarrega de lidar com o excesso de açúcar no sangue com os picos de insulina.

Como acontece os picos de insulina?

Os picos de insulina podem acontecer quando comemos demais ou quando comemos carboidratos em excesso. Em ambos os casos, o resultado é excesso de insulina circulando no sangue.

Pico de insulina engorda?

A respostas é SIM. Quando ingerimos muita comida, a insulina entra em ação para baixar a glicose no sangue para valores abaixo do normal na faixa inferior a 70mg/ml.

Quando isso acontece, o cérebro envia um sinal de que precisamos de mais energia, causando fome. Se o alimento ingerido for mais carboidrato e em grande quantidade ou uma grande quantidade de comida de qualquer tipo, haverá outro pico de insulina.

Este ciclo vicioso faz com que a pessoa sinta mais fome e coma além do que precisa para manter o funcionamento do corpo, causando o ganho de peso.

Outro fator que favorece o ganho de peso é que as células tem um limite de energia a ser estocada, todo o restante de energia não utilizada não é simplesmente jogado fora, mas sim armazenado nas células na forma de gordura.

Por isso é que devemos controlar a ingestão de alimentos, principalmente de carboidratos de alto índice glicêmico como os feitos com farinha refinada.

O que é índice glicêmico?

Todo alimento é digerido pelo organismo e transformado em glicose em uma velocidade diferente. Quanto mais lento o IG do alimento, menos insulina é liberada no organismo e desta forma, menos ganho de peso.

Os alimentos são divididos em 3 categorias:
Baixo – quando é inferior a 55
Médio – quando se situa entre 56 até 69
Alto – superior a 70

Para conhecer mais sobre o Índice Glicêmico, confira o artigo “Tabela de Índice Glicêmico

Como evitar os picos de insulina

Para evitar picos de insulina e o acúmulo de gordura o ideal é comer porções pequenas a cada 3 horas, com alimentos saudáveis. Evite os alimentos de carboidratos simples, como pães e massas.

É importante que cada refeição seja equilibrada, com verduras, legumes, frutas, proteínas derivadas de carnes magras e fibras, que auxiliam muito no controle de insulina.

Mas vale lembrar que os carboidratos não devem ser cortados de vez de sua dieta, pois o organismo necessita dele para o funcionamento. Sem carboidrato pode haver comprometimento no funcionamento do cérebro, rins, diminuição dos músculos, entre outros problemas.

No entanto, os carboidratos podem ser obtidos não só de fontes calóricas como doces e bolos, mas também de frutas e legumes como a batata.

Açúcar engorda?

O açúcar é digerido e passa para a corrente sanguínea rapidamente. Se a quantidade consumida for muito grande, pode haver pico de insulina, ocasionando fome e acúmulo de gordura.

Portanto, comer doces e bolos em excesso engorda e muito.

Considerações finais
Os picos de insulina não só engordam, mas também podem causar resistência a insulina e até desencadear uma diabetes tipo 2.

Insulina para Diabéticos

Portanto, controlar a alimentação e os picos de insulina é importante para manter o corpo saudável e em forma.

Gostou do artigo Picos de Insulina no Sangue Engorda? Como Controlar a Glicemia? Ainda tem dúvidas sobre a insulina? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *