O que é Carboidrato e Porque o Carboidrato Engorda? Bom e Ruim

O que é Carboidrato e Porque o Carboidrato Engorda?

Ultimamente é comum ouvir a palavra carboidrato quando discutimos sobre alimentação ou emagrecimento. O problema é que muitas pessoas não sabem exatamente o que são os carboidratos ou como atuam no nosso organismo e desta forma, tem dificuldades para emagrecer.

Este artigo tem o intuito de fornecer informações para quem deseja emagrecer e queimar gordura localizada com saúde e/ou apenas manter a forma.

O que são carboidratos?

Os carboidratos são macronutrientes de rápida absorção, necessários para o bom funcionamento do organismo, assim como os lipídios e proteínas.

Os carboidratos constituem a maior parte das necessidades energéticas, sendo responsável por fornecer energia e componente fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Por isso é considerado o combustível do corpo.

Mas o nosso organismo e uma super máquina, capaz de trabalhar com outras fontes de combustível, como as proteínas e lipídios (gordura) para gerar energia para o funcionamento do corpo, no entanto a fonte de energia preferida e de mais fácil absorção é o carboidrato.

Isso acontece porque as proteínas e gorduras são mais complexas que o carboidrato, exigindo mais tempo e esforço do organismo para serem transformadas em energia (glicose).

Ou seja, quando ingerimos carboidratos, eles são metabolizados rapidamente pelo organismo, sendo disponibilizado na forma de glicose no sangue para ser utilizada pelas células.

Quais são os alimentos com carboidratos

Existem dois tipos de carboidratos, os simples e complexos.

Os carboidratos simples devem ser evitados, pois contém uma taxa maior de açúcar e são metabolizados mais rapidamente pelo organismo. São eles: pães, doces, arroz, milho, mel, batatas e tubérculos, massas e bolos.

Já os carboidratos complexos tem menos açúcar e são metabolizados lentamente pelo organismo, chamados de baixo índice glicêmico e são recomendados para quem está de dieta, pois são considerados carboidratos bons. São eles: batata doce, linhaça, quinoa, grão de bico, inhame, lentilha e aipim.

Por que os carboidratos engordam?

Depois que o carboidrato cai no trato digestivo ele é convertido em glicose e jogado no sangue. Para que ela possa ser utilizado pelas células, é necessário que o pâncreas injete insulina no sangue, já que esse hormônio é responsável por abrir as células, possibilitando a entrada da energia.

A insulina age rapidamente, jogando grande quantidade de glicose para dentro das células e é aí que tudo se explica. As células utilizam pouca energia e o restante da glicose fica transitando pelo sangue, deixando os níveis de açúcar no sangue alto dependendo da quantidade de carboidratos que foi ingerido.

O problema é que muito açúcar no sangue é tóxico para o organismo e a insulina continua agindo para regularizar a glicose no sangue e a solução é enviar o excesso de glicose para as células do tecido muscular e as células adiposas que são nosso depósito de gordura.

Por que os carboidratos engordam?

Como a quantidade de glicose que pode ser armazenada no tecido muscular é muito pequena, todo o restante é direcionado para as células adiposas que tem capacidade ilimitada, formando os depósitos de gordura, na barriga, flancos, culotes, braços, ente outros.

Conclusão
Como deu para perceber, todo o excesso de energia que você ingerir é direcionado para o seu depósito de gordura, portanto, a moderação no consumo de carboidratos é essencial para quem quer emagrecer e/ou manter o peso ideal.

Gostou do artigo O que é Carboidrato e Porque o Carboidrato Engorda? Você costuma comer muito carboidrato? Conte nos a sua experiência.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *