O que é Whey Protein? Pra que Serve? Quais os Benefícios?

O que é Whey Protein? Pra que Serve? Quais os Benefícios

O Whey Protein é um suplemento muito utilizado por pessoas que querem ganhar massa muscular, mas muitas pessoas não tem a mínima ideia do que é e pra que serve.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre como ele é feito, tipos de whey protein e sua ação no organismo.

O que é o Whey Protein?

Trata-se de um suplemento proteico feito a partir do soro de leite de vaca que sobra após a fabricação de queijos.

Após o processo de extração, o que sobra é um pó de proteína natural, de alto valor biológico, rico em aminoácidos necessários para a reparação das células do corpo e principalmente para o crescimento dos músculos.

Além de proteínas de alta qualidade, o Whey Protein e composto por lactose, minerais, baixas gorduras e carboidratos.

Também contém antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento, que fortalecem o sistema imunológico e o sistema digestivo, podendo até prevenir alguns tipos de câncer.

Normalmente é adicionado sabores como chocolate, morango e baunilha, mas hoje em dia já é possível encontrar Whey Protein Gourmet em sabores como coco, iogurte grego, torta de limão, doce de leite, beijinho, frapê abacaxi, ente outros.

whey protein gourmet

Pra que Serve o Whey Protein?

O Whey Protein é rico em BCAA que é uma cadeia de aminoácidos que ajudam na reconstrução muscular, além de ser absorvido rapidamente no organismo, o que provê nutrientes no momento em que o atleta precisa.

Além disso, o Whey Protein auxilia na produção de glutationa, um anti-radical poderoso, que é importante principalmente para pessoas que fazem treinamento de força, nas quais os níveis de glutationa se esgotam rapidamente.

Quem pode usar o Whey Protein?

O Whey Protein é considerado a melhor fonte de proteínas que existe e pode ser utilizado não só por atletas, mas também para melhorar o sistema imunológico e para a saúde em geral.

Ao contrário do que se pensa, o Whey Protein não engorda, pois seu valor calórico é muito baixo e a alta quantidade de proteínas promove sensação de saciedade.

Muitas pessoas também confundem o Whey Protein com anabolizantes, achando que ficarão bombadas e superfortes.

Mas isso é um engano, pois o Whey Protein é apenas um suplemento que ajuda a construção dos músculos, sendo necessário estimular os músculos para que haja o crescimento.

Ele pode ser utilizado pelo grupo masculino ou feminino.

Whey Protein Emagrece?

Quem quer emagrecer, pode utilizar o Whey como um auxiliar, pois ele é rico em leucina, que desempenha um papel importante na síntese de proteínas, promovendo o crescimento dos músculos e reduzindo a gordura corporal.

Além disso, é rico em cálcio, que ajuda a manter os ossos fortes.

Tipos de Whey Protein

O Whey Protein é vendido em várias versões, que variam dependendo do processo de fabricação. Podem ser classificados em Whey Concentrado, Whey Isolado, Whey Hidrolisado.

1 – Whey Protein Concentrado: o concentrado é obtido por ultra filtração, que permite a passagem de moléculas como lactose, gorduras e resíduos e concentra as maiores que são as proteínas. Neste processo pode-se obter um concentrado de até 89%.

2 – Whey Protein Isolado: com mais de 90%, o Whey isolado é obtido por dois processos: a microfiltração e a troca iônica, que é mais eficiente e atinge 100% de pureza.

 3 – Whey Protein Hidrolisado: o Whey hidrolisado é gerado pela quebra das moléculas de proteínas em peptídeos menores por processos enzimáticos ou químicos.

Curiosidades: para produzir 1 kg de proteína concentrada é necessário 229 litros de leite. A Whey isolada requer ainda mais leite, chegando a 2200 litros de leite para produzir apenas 1 kg de Whey Protein 100% isolado.

Gostou do artigo O que é Whey Protein? Pra que Serve? Quais os Benefícios? Ainda tem dúvidas sobre o Whey? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *