O que é a Criolipólise? Esse Tratamento Ajuda a Queimar Gordura?

O que é a Criolipólise? Esse Tratamento Ajuda a Queimar Gordura?

A criolipólise é um tratamento estético desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard nos Estados Unidos que utiliza de baixas temperaturas que eliminam gordura localizada de regiões como a barriga, pneuzinho, culote, coxas, braços, entre outros.

O tratamento utiliza um aparelho que é colocado sobre a superfície da pele e que diminui a temperatura local, o que congela as células de gordura (células adiposas) que são mais sensíveis e consequentemente são destruídas.

Segundo o dermatologista Cláudio Mutti, membro da sociedade Brasileira de Dermatologia, o contato com baixas temperaturas rompem as células adiposas, que são identificadas como um corpo estranho no organismo e consequentemente eliminadas naturalmente pelo organismo.

A Criolipólise tem feito muito sucesso e até vem sendo chamado de “nova lipoaspiração”, pois elimina gordura localizada sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.

Como é feito o Tratamento de Criolipólise

Este é um tratamento estético que deve ser feito por especialistas que acoplam um aparelho que se encaixa perfeitamente a diferentes partes do corpo. A ponteira do aparelho de criolipólise cria um vácuo que suga a pele juntamente com a gordura localizada.

Simultaneamente, ocorre um resfriamento intenso e controlado que destrói as células de gordura que são mais sensíveis ao frio, mas que preserva a pele, nervos, músculos ou outras estruturas próximas.

Tecnicamente falando, o que ocorre na criolipólise é a morte das células que são responsáveis por armazenar gordura.

Cada parte do corpo utiliza uma ponteira diferente que se adapta perfeitamente. Para a barriga por exemplo, utiliza-se uma ponteira grande, enquanto que para as costas e pneuzinhos laterais, utiliza-se uma ponteira menor.

Como é feito o Tratamento de Criolipólise

As células de gordura destruídas no tratamento são eliminadas pelo sistema imune e a gordura é conduzida até o fígado pelo sistema linfático e metabolizado.

Para quem a Criolipólise é indicada?

Apesar de ajudar a eliminar gordura localizada, a criolipólise não é um tratamento para sobrepeso ou obesidade. É indicado apenas para pessoas que queiram eliminar gordura de regiões localizadas como a barriga e o pneuzinho. Segundo os criadores, a criolipólise é capaz de eliminar até as gorduras mais difíceis que não são eliminadas com dietas ou exercícios físicos.

Quais Áreas do Corpo Podem ser Tratadas com Criolipólise?

Nem todas as partes do corpo podem passar pelo tratamento de criolipólise, pois é necessário que a região se adapte bem as ponteiras para que haja a sucção da pele. O rosto é uma dessas partes, pois o aplicador não se encaixa

Se a região a ser tratada for muito grande, é possível fazer em toda a região em uma mesma sessão, no entanto pode ser necessário dividir em dois momentos ou utilizar duas ponteiras simultaneamente.

Quem pode Aplicar o Tratamento de Criolipólise?

As empresas que fabricam os aparelhos de criolipólise exigem que o tratamento seja realizado por um médico. Se outro profissional for fazer a aplicação, é necessário o acompanhamento de um médico.

O Paciente deve se Preparar antes do Tratamento?

Não é necessário nenhuma preparação antes do tratamento. Na verdade é recomendado que a pessoa pode se alimentar e se exercitar normalmente antes e depois do tratamento. Também não é necessário nenhum exame laboratorial.

A criolipólise pode ser feita em qualquer estação do ano, mas se a pessoa desejar que os resultados sejam notados na praia ou clube o ideal é se programar antes, pois os resultados demoram entre 2 a 3 meses para serem percebidos.

Dor durante o procedimento de Criolipólise

Pode haver dor durante o procedimento no momento em que a pele está sendo sugada pelo aparelho, mas assim que a pele é congelada a região fica anestesiada.

Em alguns casos podem aparecer hematomas, mas desaparecem em pouco tempo.

Quanto tempo dura uma Sessão de Criolipólise?

Uma área de 20 por 20 centímetros demora aproximadamente uma hora. O procedimento pode ser feito em mais de uma região por vez sem apresentar riscos ao paciente.

Quantas Sessões são Necessárias?

Segundo a dermatologista Mariana Barbato, uma ou duas sessões já são suficientes para perceber os resultados, mas existem casos em que é necessário mais sessões.

A partir do décimo dia após o procedimento de criolipólise, a diminuição da gordura já é visível, mas o procedimento só tem seu resultado máximo após dois ou três meses.

É possível medir os resultados com uma fita métrica, mas a melhor forma é fazer uma comparação com a ajuda de fotografias na mesma posição, antes e depois do procedimento.

Segundo estudos científicos de Harvard, é possível obter uma redução de 20% a 25% da gordura localizada na região. Mas devemos atentar que os resultados variam de pessoa para pessoa.

A dermatologista Tatiana Jeres da sociedade brasileira de dermatologia diz que uma segunda ou terceira sessão pode ser feita no mesmo local após 2 meses, caso a gordura não tenha sido removida da forma que a pessoa deseja.

Não existe sessões de manutenção para manter os resultados obtidos. O que deve ser feito é evitar o ganho de peso ao adotar hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e atividade física.

A Criolipólise Diminui a Celulite e Flacidez?

Não existe uma comprovação científica de que a criolipólise melhore a celulite ou flacidez, mas é possível notar uma melhora no aspecto da celulite devido a diminuição da gordura localizada.

Já a flacidez pode até aumentar com o tratamento devido a pele que passa a sobrar após a eliminação da gordura localizada. Neste caso outros tratamentos são recomendados como a radiofrequência e até tatuagem na cor da pele para esconder as celulites.

Quem pode Realizar o Tratamento de Criolipólise?

Segundo a dermatologista Mariana Barbato explica que nem todas as pessoas podem fazer o tratamento de criolipólise. É preciso passar por uma avaliação detalhada antes, pois a criolipólise é contraindicada para pessoas com sensibilidade ao frio, com hérnia no local do tratamento, com infecções de pele, para gestantes, para pessoas que passaram por cirurgias recentemente, entre outros.

Pessoas obesas ou com sobrepeso também devem lembrar que o procedimento apenas elimina a gordura localizada.

Reações adversas e complicações

Após a aplicação pode haver dor no local que pode durar até uma semana, que podem ser amenizadas com o uso de analgésicos. Também pode ser notado inchaço e hematomas que regridem completamente com o passa dos dias.

Se o procedimento for feito por pessoas não capacitadas ou com aparelhos não certificados, podem haver queimaduras ou outros problemas sérios.

Preço da criolipólise

Uma sessão de Criolipólise pode variar de clínica para clínica, mas em média pode ser encontrado por valores entre R$280 a R$500

Gostou do artigo O que é a Criolipólise? Esse Tratamento Ajuda a Queimar Gordura? ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *