Musculação Emagrece? Porque Queima mais Calorias que Atividades Aeróbicas?

Musculação Emagrece? Porque Queima mais Calorias que Aeróbicas?

A quantidade de pessoas que estão praticando musculação nas academias está cada vez maior, mas nem todos os que praticam esta atividade física sabem dos efeitos que fazem no corpo. Neste artigo vamos conversar um pouco sobre como a musculação pode ajudar a emagrecer e melhorar a saúde.

Musculação Emagrece? Porque Queima mais Calorias que Aeróbicas?

Por muito tempo foi decretado que quem quisesse emagrecer, deveria fazer exercícios aeróbicos, como corrida, natação, spinning, jump, pular corda, zumba, entre outros e caso quisesse ganhar massa muscular, aí sim, precisaria praticar musculação.

No entanto, hoje em dia é conhecido que toda atividade física proporciona queima de gordura e a musculação não está de fora dessa regra e embora a queima de calorias durante a musculação seja muito pouco, com o ganho de massa magra, o corpo precisa de mais energia só para manter seu metabolismo funcionando (isso é chamado de metabolismo basal) e consequentemente, queima mais calorias a longo prazo.

Diferente dos exercícios aeróbicos, a musculação não emagrece imediatamente e em muitos casos o peso chega a aumentar, causando dúvidas sobre os resultados, porém, a tendência é que com o tempo passe a eliminar a gordura, devido as calorias a mais que são queimadas só para o corpo manter os músculos e o corpo funcionando.

Fazer musculação ajuda sim a emagrecer e isso é comprovado cientificamente, além disso, o ganho estético e a redução das medidas mostrarão que o praticante de musculação está no caminho certo.

Não adianta saber quantos quilos você pesa, sem saber qual a proporção de massa magra você têm, pois 1 quilo de músculos tem uma proporção de menos da metade do volume de 1 quilo de gordura.

gordura vs musculo

Musculação pode Queimar mais Calorias que o Aeróbico?

Embora a musculação não queime muitas calorias durante o treino, é necessário levar em consideração a quantidade de energia que o organismo precisa consumir para se recuperar da atividade.

Quanto maior for a intensidade da musculação, maior será a quantidade de energia necessária para reparar as células musculares e o organismo de uma forma geral.

Apesar de o corpo não consumir a gordura como principal fonte de energia (ele prefere o carboidrato), existe um processo chamado de gliconeogênese,no qual o fígado quebra as moléculas de gordura para transformar em energia.

Desta forma, seu corpo utiliza a gordura como fonte de energia para repor as calorias perdidas durante o treino e com o metabolismo mais acelerado devido a massa magra, seu corpo continua queimando calorias muito tempo depois do treino de musculação.

Gasto calórico após o treino de musculação

Só para ter uma comparação, uma hora de spinning feito por uma pessoa com 70 kg queima cerca de 500 calorias, enquanto que uma hora de musculação feito pela mesma pessoa queimaria cerca de 350 calorias (lembrando que estes valores mudam de pessoa para pessoa, metabolismo, intensidade, entre outros fatores).

Embora fique claro que o treino de musculação queime menos calorias, o que você deve saber é que após o exercício aeróbico, o corpo leva cerca de 1 hora para voltar a normalidade e durante este processo ele queima cerca de 10 a 15 calorias a mais.

Mas quem faz musculação aumenta em 12% o metabolismo e mesmo após 15 horas, esta taxa continua em 7% mais alta.

Gasto calórico após o treino de musculação

Porque esse processo acontece na musculação?

Durante a musculação o músculo passa por um processo chamado de catabolismo, ou seja, ele é desgastado (as células musculares são literalmente dilaceradas) e o corpo precisa de energia para se recompor. Para que isso aconteça,o corpo entra em um processo de anabolismo, que regenera os músculos, aumentando o volume, força e resistência.

Esse trabalho de recuperação do organismo após um exercício com pesos demanda muito mais energia se comparado a uma atividade aeróbica.

Inclusive, devido ao desgaste das fibras musculares, não se deve treinar o mesmo grupo muscular todos os dias, pois o corpo requer um tempo de descanso para se recuperar e gerar os resultados esperados.

Por outro lado, as atividades aeróbicas podem ser realizadas todos os dias, inclusive, algumas pessoas praticam atividades aeróbicas mais de uma vez ao dia.

Músculos demandam mais Energia que as Gorduras

A quantidade de calorias necessária para o corpo manter as funções vitais em repouso é chamado de Taxa de Metabolismo Basal. Essa energia geralmente é medida em calorias.

A Taxa de Metabolismo Basal ou TBM varia muito de acordo com o sexo, idade, genética, prática de atividades físicas, peso, quantidade de massa magra (músculos) e quantidade de gordura.

Por ser um tecido metabolicamente ativo, os músculos demandam oito vezes mais energia do que as células de gordura. Por este motivo é que pessoas magras e musculosas parecem poder comer de tudo sem engordar.

Cada quilo de massa magra demanda aproximadamente 100 kcal por dia. Portanto, quanto mais músculos uma pessoa têm, maior é a queima de energia, mesmo estando em repouso.

Se você quer emagrecer com saúde, definir o corpo e ao mesmo tempo evitar o temível efeito sanfona, investir em uma academia de musculação é essencial. Mesmo que demore que que seja difícil, os resultados são notáveis.

Você vai melhorar sua qualidade de vida, autoconfiança, aparenta ser mais jovem, melhora o equilíbrio, entre outros.

Cuidado com as Dietas que Eliminam Músculos

Muitas das dietas que ajudam as pessoas a perder peso na verdade estão ajudando a eliminar água, gordura e também os músculos. Se for fazer uma dieta, procure uma que permita adicionar proteínas a alimentação.

E se você prestou atenção no artigo, já sabe que quanto menos massa magra, mais lento é o seu metabolismo. Por isso é que muitas pessoas que emagrecem fazendo dietas, engordam tudo o que perderam de peso e até mais um pouco.

O que fazer para Emagrecer com Saúde?

Mudar sua alimentação, comendo menos carboidratos ruins e adicionando mais proteínas é uma das formas de emagrecer sem prejudicar sua saúde e sem desacelerar seu metabolismo.

Além disso, a musculação ou qualquer outra atividade física deve ser praticada periodicamente, para manter ou aumentar a massa magra e queimar calorias.

Gostou do artigo Musculação Emagrece? Porque Queima mais Calorias que Aeróbicas? Está fazendo ou pretende fazer musculação? Então deixe um comentário abaixo com suas dicas e experiências.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

One thought on “Musculação Emagrece? Porque Queima mais Calorias que Atividades Aeróbicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *