Gordura Saturada, Insaturada e Trans – Qual a melhor Gordura?

Gordura Saturada, Insaturada e Trans - Qual a melhor Gordura?

Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando sobre os males causados pelas gorduras, principalmente as consideradas ruins, que trazem problemas cardíacos e engordam.

O problema é que a falta de informação sobre os tipos existentes de gordura, quais são os tipos e para que eles servem pode atrapalhar as pessoas de fazerem escolhas inteligentes, seja para emagrecer ou para manter uma boa saúde.

Para ajudar você a entender melhor sobre as gorduras, preparamos este artigo onde falamos sobre as gorduras, com seus benefícios e malefícios.

Quantos tipos de gorduras existem?

Existem pelo menos três tipos diferentes de gorduras, sendo que cada um deles pode ser dividido em mais dois subtipos, são eles: gorduras saturadas, gorduras insaturadas (monoinsaturadas e poli-insaturadas) e as gorduras trans.

Dos três, apenas a gordura insaturada e saturada são consideradas benéficas para o ser humano.

Gorduras insaturadas

As gorduras insaturadas, também chamada de monoinsaturadas e poli-insaturadas, são consideradas boas para o organismo e apresentam resultados positivos a saúde das pessoas.

O organismo necessita da gordura insaturada para absorver vitaminas importantes como a A, D, E, e K.

Mas deve ser consumido com moderação, devido a grande quantidade de calorias.

A gordura monoinsaturada é mais fácil de encontrar em diversos tipos de óleos como o azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol, óleo de amendoim e óleo de gergelim. Também podemos encontrar no abacate.

Já a gordura poli-insaturada é mais encontrada em alimentos como o peixes e frutos do mar, na forma de ômega 3, 6 e 9. Também pode ser encontrado na soja, óleo de peixe e diversos grãos.

Gorduras saturadas

Existem especulações de que a gordura saturada é considerada ruim para o ser humano, mas no entanto, não existe nenhum estudo definitivo que mostre que ela seja realmente maléfica.

Existe um consenso entre médicos e especialistas da área de saúde sobre os efeitos das gorduras saturadas sob o organismo humano, principalmente sobre casos cardíacos, que teriam origem no maior consumo de gorduras.

Mas muitos médicos e especialistas defendem que a gordura saturada, desde que consumida moderadamente, não trás problemas nenhum para a saúde.

Eles defendem que a má fama da gordura saturada tenha sido uma jogada de marketing da indústria dos alimentos, que reforçaram que a gordura saturada é a vilã, enquanto que afirmam que a gordura trans seria a alternativa saudável.

A gordura saturada pode ser encontrada em diversos alimentos como o óleo e derivados do coco.

Também pode ser encontrado no bacon, banha de porco, óleo de algodão, óleo de dendê, carnes gordurosas e laticínios.

Confira um vídeo criado pelo Dr. Rondó.

Gorduras trans

A gordura trans é derivada do processo de hidrogenação de óleos vegetais, sendo muito comuns em alimentos industrializados como margarinas e manteigas.

O processo de hidrogenação dos óleos vegetais promove um tempo maior de validade dos alimentos, o que torna o processo vantajoso para as indústrias. Por isso é muito utilizado no preparo de alimentos industrializados.

Outra vantagem da gordura trans é que ela pode ser consumida por vegetarianos, por isso substitui os óleos de origem animal.

Além disso, permite que os alimentos necessitem de menos refrigeração, o que barateia os custo.

Embora a gordura trans seja mais comum na forma hidrogenada, ela também pode ser encontrada em pequenas quantidades e de forma natural no leite de animais ruminantes como a vaca ou cabra.

Atualmente a gordura trans é alvo de muitas críticas por parte da comunidade científica, devido a estudos que comprovam que grandes quantidades deste tipo de gordura pode ocasionar sérios problemas cardíacos as pessoas.

Apesar de ter sido amplamente utilizada pela indústria dos alimentos, a gordura trans hoje é alvo de pesadas criticas por parte de toda a comunidade científica, especialmente por causa dos estudos que comprovam que grandes quantidades desse tipo de gordura podem acarretar sérios problemas cardíacos às pessoas.

Conclusões
Existem muitas especulações sobre esta ou aquela gordura ser boa ou ruim para a saúde, mas muitas delas são manipuladas, como é o caso da gordura saturada, que foi apontada como sendo ruim para a saúde, mas que no final foi comprovado que nada mais era do que interesses corporativos.

Nossa opinião é que você deve sempre moderar o consumo de gordura insaturada ou saturada, e correr sempre que ver um alimento carregado com gordura trans, pois esta sim faz mal a saúde e ao seu coração e engorda.

Gostou do artigo Gordura Saturada, Insaturada e Trans – Qual a melhor Gordura? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre gorduras? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *