Dúvidas e Respostas sobre Musculação – Hipertrofia Definição Emagrecer

Dúvidas e Respostas sobre Musculação - Hipertrofia Definição Emagrecer

Quem já faz ou pretende fazer musculação, sempre tem dúvida relacionadas ao treino. Será que isso funciona? Será que aquilo outro é melhor? Será que eu estou fazendo certo?

Para sanar algumas das principais dúvidas dos praticantes de musculação (hipertrofia), preparamos este artigo com dúvidas e respostas. Confira!

Preciso do acompanhamento de um professor de musculação?
A musculação promove o fortalecimento dos músculos, mas isso requer que os movimentos sejam executados corretamente para que haja o ganho real de massa magra. Além disso, existe o risco de lesões, inclusive algumas permanentes, como hérnia de disco, rompimento de ligamentos e até fraturas. Não brinque com sua saúde.

Preciso beber água para treinar?
Para ter uma boa performance  é extremamente importante manter o corpo hidratado antes, durante a após o treino de musculação. Níveis baixos de hidratação estão relacionados a perda de desempenho  e a fadiga excessiva.

O esforço  e cara feia são necessários para ter um bom resultado na musculação?
Com exceção da cara feia que é opcional, é necessário fazer um esforço moderado e ir aumentando a intensidade gradativamente, pois o corpo se adapta a carga e precisa de novos estímulos para que a massa magra (músculos) continue crescendo.

Treinar muito um grupo muscular aumenta a massa magra?
Exagerar no treino, na frequência ou intensidade pode ocasionar lesões. Além disso, é preciso um tempo de pelo menos 24 horas entre um treino e outro para que a hipertrofia aconteça e os músculos cresçam.

Isso acontece porque quando o músculo sofre o estímulo, as células musculares se partem e é na sua recuperação que elas aumentam de volume e força. Se o treino for constante, não haverá a recuperação e o treino será perdido.

Mulheres que fazem musculação ficam masculinizadas?
As mulheres podem sim ganhar um corpo mais forte e definido, mas dificilmente podem ficar masculinizadas. Isso acontece porque as mulheres produzem menos testosterona que os homens, portanto, não podem ficar com tantos músculos sem o uso de anabolizantes (que podem trazer muitos problemas de saúde em quem usa).

Idosos devem fazer musculação?
Com a idade a perda de massa muscular e perda de densidade óssea é comum e fazem parte do processo de envelhecimento. A musculação ajuda a amenizar estes problemas, com mais saúde, força, autonomia e qualidade de vida.

Idosos fazendo musculação

Quem faz atividades aeróbicas também deve fazer musculação?
O fortalecimento do corpo ajuda a evitar lesões nas articulações, como joelhos, quadril e tornozelo e ajudam a estabilizar o corpo e evitar quedas, auxiliando as atividades aeróbicas, como spinning e muay thai.

Quanto mais Músculos, mas acelerado é o meu metabolismo?
Sim, os músculos requerem mais energia para funcionar, mesmo estando em repouso. Só para você ter uma ideia, 1 quilo de músculo a mais no corpo, demanda 100 calorias a mais por dia.

Recomendamos a leitura do artigo “Musculação Emagrece – Porque queima mais calorias do que atividades aeróbicas?

Quem faz musculação não precisa fazer atividades aeróbicas?
A musculação ajuda a aumentar a massa muscular enquanto que os exercícios aeróbicos ajudam a melhorar a resistência, sistema cardiovascular e aumentar a queima de gordura. Portanto, o ideal é que pratique tanto a musculação, quanto as atividades aeróbicas para um treino completo.

O treino de musculação somente apresenta bons resultados se sentir dores depois do treino?
Nem sempre os exercícios de musculação causarão dores e muitas vezes o desconforto vem da execução incorreta dos exercícios. As dores pós-treino estão relacionadas a intensidade do treinamento.

A musculação só serve para ficar musculoso?
Apesar de que a finalidade da musculação seja o aumento dos músculos, a musculação ajuda também a fortalecer a estrutura óssea, melhorar a resistência, estabilidade, força e também ajudar no processo de emagrecimento.

Abdominais ajudam a perder a barriga?
É comum ver pessoas acreditando fielmente que somente fazendo abdominais é possível ficar com o abdômen trincado. Mas a verdade é que exercícios de abdominais somente aumentam a massa muscular da região do abdômen e para que ele fique definido é necessário perder a gordura como um todo, pois a região do abdômen é utilizado pelo corpo como um estoque de energia e é uma das últimas a secar.

Por isso a necessidade de atividades físicas como musculação e exercícios aeróbicos.

Para continuar aumentando a massa magra eu só preciso aumentar a carga?
O aumento da carga ajuda a acelerar o crescimento dos músculos, mas não depende somente deste fator. Existem variáveis como amplitude do movimento, velocidade de execução, quantidade de repetições, tempo de descanso, alimentação, entre outros.

O excesso de carga sem preparo pode levar a lesões musculares e articulares e levar o praticante a ficar um tempo sem treinar.

Conclusões
Como deu para perceber, a musculação trás muitos benefícios a saúde e qualidade de vida, mas é necessário ter consciência do próprio corpo e dos movimentos executados na musculação para er um bom rendimento e preservar sua saúde.

Procure sempre o acompanhamento de um profissional de educação física para evitar problemas sérios nas articulações e também para aproveitar melhor seu tempo na academia.

Gostou do artigo Dúvidas e Respostas sobre Musculação – Hipertrofia Definição Emagrecer? Ainda em dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo com suas experiências.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

One thought on “Dúvidas e Respostas sobre Musculação – Hipertrofia Definição Emagrecer

  1. Eu sempre treinei abdominal e tive um tanquinho sarado, mas depois que eu comecei a focar mas nos treinos e se alimentar melhor tiver resultados muito bons! Hoje em dia faço de tudo para ficar firme e focado no treino pra sempre ta melhorando meu abdomen e manter a saude em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *