Dieta da Carne - Como Funciona e o que pode Comer

O princípio da Dieta da Carne é bastante simples: Evitar o consumo de carboidratos ruins que são digeridos rapidamente pelo organismo e consequentemente transformados em glicose e estoque de gordura, por carne vermelha ou branca, que forçam o metabolismo a queimar a gordura estocada.

Mas porque trocar carboidrato por carne?

A elevação de glicose no sangue força o pâncreas a injetar insulina na corrente sanguínea para que a glicose seja absorvida pelas células e estas façam o seu trabalho. O problema é que o excesso de glicose que não for usado pelo organismo passa a ser tóxico e tem que ser retirado de circulação. Para resolver isso, o corpo passa a captar a glicose em excesso e estocar no tecido adiposo (estoque de gordura).

O excesso de glicose no sangue também ocasiona um outro problema que é o de aumentar a sensação de fome, pois o pâncreas acaba entrando no automático, injetando insulina na corrente sanguínea mesmo sem necessidade. Por isso, pessoas que comem muito, principalmente carboidratos, tendem a sempre estarem com fome.

Ao substituir os alimentos ricos em carboidratos por carne com pouca gordura, o corpo tende a diminuir a quantidade de insulina injetada no sangue ao mesmo tempo em que provoca uma sensação de saciedade por mais tempo e estimula a queima de gordura.

Mas porque a dieta da carne favorece a queima de gordura?

Quando o corpo é privado de carboidrato que é a principal fonte de energia, ele passa a buscar novas fontes, as proteínas e lipídios, que são mais difíceis de serem convertidas em energia e exigem mais esforço do organismo, queimando assim, mais energia  (gordura).

Carne e proteína

Ao ingerir proteínas (carne) o corpo entra em cetose, queimando gordura para produzir energia.

Quando o corpo entra em cetose, a pessoa sente menos fome e menos vontade de comer doces. Por isso a Dieta da Carne ou qualquer outra que tem como base a ingestão de proteínas são mais fáceis de seguir e que provocam resultados mais rápidos.

Lembrando que ao cortar carboidratos, você pode sentir problemas de fraqueza e tonturas, principalmente nos primeiros dias em que seu corpo está acostumado com a quantidade de insulina injetada na corrente sanguínea.

Posso comer outros alimentos além de carne?

Você pode comer qualquer alimento que não contenha carboidratos ou que tenha carboidratos em baixa quantidade, como os tubérculos. O que você deve riscar de sua alimentação são os carboidratos como pães e massas, açúcares e bebidas alcoólicas.

Você pode comer carne vermelha, carne de frango, ovos, queijos, peixes, entre outros.

Cuidados que você deve tomar com a dieta da carne

A Dieta da Carne realmente funciona, pois força o metabolismo a trabalhar a nosso favor, no entanto você não deve segui-la por muito tempo, sob o risco de causar danos irreparáveis ao seu corpo.

Esta dieta quando seguida por muito tempo, causa problemas de entupimento de vasos sanguíneos, AVC, insuficiência renal, irritabilidade, ansiedade, insônia, dentre outros.

Também recomendamos que você leia o artigo sobre a Dieta Dukan que também restringe o consumo de carboidratos.

Antes de iniciar esta ou qualquer dieta, consulte um nutricionista.

O que achou da Dieta da Carne – Como Funciona e o que pode Comer? Está fazendo ou pretende fazer a Dieta da Carne? Então deixe um comentário abaixo com sua experiência.