Chá de Sálvia Emagrece? Ajuda a Melhorar a Saúde?

A erva sálvia, que também é conhecida por Salvia officinalis ou salva das boticas é uma planta pequena, que possui folhas compridas com cor verde acinzentada.

Atualmente a sálvia tem sido muito utilizada na culinária e como erva medicinal na Europa e Ásia.

Chá de Sálvia Emagrece?

Existem especulações sobre o poder do chá de sálvia para emagrecer, mas na verdade não existem evidência seguras que afirmem que uma pessoa possa emagrecer tomando o chá.

No entanto, a sálvia é uma erva muito benéfica para o nosso corpo, podendo sim ajudar a emagrecer pelo simples fato de não conter calorias. Se você trocar o refrigerante ou o café açucarado pelo chá de sálvia, poderá perder peso.

Quais os Benefícios do Chá de Sálvia?

Como dissemos, o chá de sálvia contém muitos componentes que favorecem o nosso organismo, como:

– Combate a dispepsia (indigestão)
De acordo com a Farmacopeia Brasileira, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o chá de sálvia ajuda a combater a indigestão.

– Alivia as ondas de calor da menopausa
Existem estudos na Alemanha e Suíça que apontam que as folhas de sálvia podem auxiliar a diminuir as ondas de calor causadas pela menopausa.

– Combate o colesterol elevado
Alguns estudos preliminares em Portugal apontam que o chá de sálvia pode ajudar a controlar o colesterol alto. No estudo, os participantes registraram uma redução no colesterol LDL em apenas 4 semanas.

Como fazer o Chá de sálvia?

Ingredientes:
3 g de folhas secas de sálvia;
150 ml de água.

Como preparar:
Ferver a água em uma panela e desligar quando as primeiras bolhas aparecerem. Despeje a água fervente em uma caneca com folhas secas de sálvia, tampe e deixe descansar durante 5 a 15 minutos. Sirva-se imediatamente.

Tome no máximo 150 ml de chá de sálvia, 10 minutos após o seu preparo, de duas a três vezes por dia, após as refeições.

Contraindicações e efeitos colaterais da sálvia

O chá de sálvia não deve ser tomado por grávidas, no período de aleitamento, por crianças com menos de 12 anos, por pessoas que sofrem de insuficiência renal, hipertensão arterial ou com tumores mamário estrógeno dependentes.

O chá de sálvia ainda pode provocar erupção cutânea, pressão alta ou baixa, queda nos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

O excesso de chá de sálvia também pode provocar efeitos tóxicos nos nervos e fígado.

Em caso de dúvida, converse com o seu médico para descobrir se você está apta para tomar o chá de sálvia.

Gostou do artigo Chá de Sálvia Emagrece? Ajuda a Melhorar a Saúde? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre a sálvia? Então deixe um comentário abaixo.