Carne Vermelha Faz Mal? Benefícios e Malefícios de Comer Carne

Carne Vermelha Faz Mal? Benefícios e Malefícios de Comer Carne

A carne vermelha tem sido considerada uma vilã da boa saúde nos últimos tempos, sendo famosa pela quantidade de gorduras e colesterol que carrega.

Ela foi tirada da dieta de muitas pessoas que procuram perder peso e ter uma vida mais saudável.

Mas cortar o consumo de carne vermelha da alimentação sem consultar um nutricionista é um erro, porque a carne vermelha e fonte de todas as proteínas e aminoácidos essenciais para o corpo humano, além de vitaminas que não são encontradas em nenhum outro tipo de alimento.

De acordo com especialistas em saúde, uma alimentação saudável necessita de um equilíbrio entre os micronutrientes onde se encaixam as vitaminas e minerais e os macronutrientes onde se encaixam as gorduras, proteínas e carboidratos.

Eliminar da dieta a carne vermelha pode fazer mal para o organismo. Por isso preparamos algumas dicas com prós e contras de comer carne vermelha.

Prós de comer carne vermelha

O endocrinologista Fillipo Pedrinola a carne vermelha contém inúmeros nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do corpo, mas devem ser consumidos na medida certa.

Uma alimentação balanceada deve conter uma grande variedade de alimentos, o que inclui a carne vermelha, carne branca, peixe, laticínios, frutas, vegetais e grãos.

A carne se destaca pela quantidade e qualidade das proteínas que são consideradas completas por conterem os nove aminoácidos essenciais para o corpo humano.

Uma quantidade de 100 gr de carne vermelha magra contém 20 a 30 gramas de proteína, o que equivale a 50% das necessidades diárias de um ser humano adulto.

Quem pratica atividades físicas, principalmente os de força como musculação, comer carne vermelha é essencial para melhorar a reestruturação muscular, já que ele contém a mioglubulina que transporta o oxigênio para os músculos, o ácido linoleico que ajuda a perder peso e a creatina que ajuda a restaurar a ATP que dá energia para o corpo.

A carne vermelha ainda é fonte importante de vitamina B12, que é importante para o funcionamento das células nervosas do corpo.

Por estes e outros motivos é que as pessoas que se privam de carne vermelha apresentam carência de vitaminas e de proteínas que são importantes para o desenvolvimento muscular, energia e bem estar.

Carne Vermelha Benefícios

Contras de comer carne vermelha

Embora a carne vermelha traga muitos benefícios para o corpo, seu consumo deve ser moderado, pois contém algumas substâncias que são nocivas a saúde, como os compostos carcinogênicos que, se consumidos em excesso, aumentam as chances de câncer de intestino e próstata.

Mas a maior parte dos problemas de saúde ligados a carne se dá ao consumo excessivo ou de cortes muito gordos, que contém grande quantidade de gordura saturada, que está associada a altos níveis de colesterol LDL, pressão arterial e riscos de câncer.

A revista Archives of Internal Medicine realizou um estudo que acompanhou por 10 anos mais de meio milhão de pessoas com idades ente 50 e 71 anos.

Eles constataram que pessoas que ingeriam uma média de 62.5 gr de carne vermelha em uma dieta de 1000 calorias diárias apresentaram maior mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer, se comparada com pessoas que consumiam uma média de 9.8 gr de carne vermelha em uma dieta de 1000 calorias diárias.

Confira os cortes com mais e menos gordura:

Cortes magros

  • Patinho – 7 gramas de gordura
  • Maminha – 7 gramas de gordura
  • Músculo – 7 gramas de gordura
  • Lagarto – 9 gramas de gordura
  • Filé mignon – 9 gramas de gordura
  • Coxão duro – 9 gramas de gordura
  • Coxão mole – 9 gramas de gordura

Cortes gordos

  • Acém – 11 gramas de gordura
  • Alcatra – 12 gramas de gordura
  • Contra-filé de costela – 13 gramas de gordura
  • Cupim – 13 gramas de gordura
  • Picanha – 20 gramas de gordura
  • Fraldinha – 26 gramas de gordura
  • Costela – 28 gramas de gordura

Além disso, a carne vermelha é rica em ferro, por isso é que pessoas que retém mais ferro do que deveriam, precisam diminuir ou evitar o consumo.

Gostou do artigo Carne Vermelha Faz Mal? Benefícios e Malefícios de Comer Carne? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Seus Amigos Precisam Saber Disso....
Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *